12/06/15 | 7:56
Professores participam de formação de educação para o trânsito

Preparar os alunos para um trânsito mais seguro em todas as suas formas é o principal objetivo da formação ‘Educação Viária é Vital’, promovida nesta quinta-feira, 11, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Fundação Mapfre. A formação, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na zona Centro-Sul, teve como público-alvo os professores da rede municipal de ensino.

De acordo com o assessor de Meio Ambiente da Semed, André Soledade, cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) foi representada por oito professores, que devem receber a formação e trabalhar de forma pedagógica com os alunos em sala de aula.

“A Fundação Mapfre tem um modo diferenciado de tratar a educação para o trânsito. Não trata apenas de placas de trânsito, ela trata de pessoas, de cidadania, de preservação de vidas. Esta formação para os professores é importante porque vem materializar o que está escrito no currículo do Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, que tem a educação para o trânsito como tema transversal. Com esta formação, os professores irão trabalhar projetos pedagógicos e educacionais nas escolas repassando o conhecimento que adquiriram para os alunos”, informou.

Para o professor da Escola Municipal Poeta Carlos Drumond de Andrade, José Eleir, a formação é importante para orientar o aluno para o trânsito não apenas como condutor, mas como cidadão em geral.

“É ótimo o conteúdo passado durante a formação, pois ensinaremos como o aluno deve se comportar na rua, não apenas como motorista respeitando as pessoas, mas como pedestre, tendo atenção no trânsito, respeitando o espaço do próximo. Acredito que este tema pode ser bem trabalhado em sala de aula, com ações em grupos para que os alunos compreendam a importância dessa atividade”, contou.

Os projetos realizados nas escolas serão entregues no mês de outubro para o setor responsável da Semed, que selecionará o que tiver mais destaque para participar do 5º Encontro Educação Viária é Vital, que acontecerá no mês de dezembro, em São Paulo (SP).

Participação

Em 2014, quem participou do encontro em nível nacional foi a professora e pedagoga Marcya Gabryelle Freitas Santos, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Paulo Herban Jacob. O Cmei teve destaque em Manaus com o projeto ‘Educando para a vida, educando para o trânsito’. A professora, que está participando mais uma vez, destacou a importância da formação para o desenvolvimento do projeto nas escolas.

“Este momento de formação é muito importante porque abre os nossos olhos para começar o projeto e trabalhar de forma lúdica com as crianças da Educação Infantil, fazendo com que seja significativo para elas. Todas as atividades desenvolvidas no projeto tiveram maior importância porque participamos da formação. Com os alunos são trabalhados os sentidos de sinalização, das cores, das formas, tudo voltado para a questão do trânsito”, disse, destacando que “no nosso projeto do ano passado, chegamos a fazer uma faixa com simulação de vias, de carros e de pedestres, representados pelos alunos que mostraram a importância de cada coisa envolvida”, acrescentou.

Ao todo, em 2015, 100 professores da Semed receberam a formação. A parte de elaboração do projeto e o trabalho feito em sala de aula serão acompanhados à distância pelos responsáveis da Semed e da Fundação Mapfre.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054