20/10/15 | 10:05
Professores participam da III Semana Municipal de Valorização do Educador

Semana de Valorização do Educador - Fotos Rodemarques abreu (146)Durante esta semana os educadores da rede municipal de ensino participarão de cursos, palestras e receberão certificados de reconhecimento pelo empenho e dedicação profissional. A programação faz parte da III Semana Municipal de Valorização do Educador, que está sendo realizada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A programação foi aberta na noite desta segunda-feira, 19, no auditório da Semed e contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre professores, assessores pedagógicos, gestores, além de universitários de faculdades públicas e privadas de Manaus.

O Projeto de Lei (PL) que instituiu a ‘Semana Municipal de Valorização do Educador’ foi sancionado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) e passou a vigorar como a Lei n° 1.1787 de 12 de novembro de 2013. De autoria da presidente da Comissão de Educação da CMM, Vereadora Therezinha Ruiz, a ação tem o objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho dos educadores da rede municipal de ensino, com diversas atividades e momentos de homenagens.

Semana de Valorização do Educador - Fotos Rodemarques abreu (4)“A secretaria ver a iniciativa como meio de intensificar as ações que realiza durante o mês de outubro, que é dedicado exclusivamente ao professor. Acredito ainda que todos estes momentos que reconhecem a importância destes profissionais são significantes, porque os nossos educadores merecem cada homenagem e cada gesto de reconhecimento. Por isso, agradecemos a professora Therezinha e todos os outros parlamentares pelo carinho e empenho depositado não só aos educadores, mas a toda a rede municipal de ensino, no exercício da sua função”, declarou a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, que na cerimônia de abertura representou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.

A semana acontece no mesmo período que a Semed realiza as programações voltadas aos professores da rede municipal de ensino. A longo da semana são homenageados dos professores que apresentaram projetos relevantes e ações exitosas

Semana de Valorização do Educador - Fotos Rodemarques abreu (61)Para a vereadora Therezinha Ruiz, esta semana tem o objetivo de motivar o educadores da rede municipal de ensino a desenvolver suas atividades, mostrar seu trabalho e, principalmente, enfatizar que a valorização não deve ser vista apenas por uma questão salarial, mas também que ela perpassa pela troca de experiência, o incentivo as boas práticas pedagógicas e por gestos de reconhecimento. “A gente espera que com estas atividades possamos mostrar o valor do professor e a sua verdadeira importância para a sociedade”, afirmou.

Um dos educadores que participou da atividade foi o gestor da Escola Municipal Poeta Cora Coralina, Alessandro Saraiva, que na oportunidade declamou o poema “A oração do professor”. Para ele, a Semana põe em evidência a figura do professor e demostra que há parlamentares na Câmara Municipal engajados com classe de docente do município de Manaus. “Este olhar especial, este carinho, é essencial para sentirmos o quanto somos importantes e, também, para percebemos o quanto o poder público municipal está buscando ações e momentos que contemplem a nossa classe, que tem um papel fundamental na sociedade, que é formar cidadãos”, apontou.

Semana de Valorização do Educador - Fotos Rodemarques abreu (7)Palestra

Durante o primeiro dia de programação do evento houve uma palestra de caráter motivacional ministrada pela administradora e professora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Elaine Jinkings, que trabalhou o tema “Ser educador: Um trabalho com significado sob a perspectiva da motivação pessoal e dos alunos”.

Na palestra foram trabalhados três pilares: No primeiro, os educadores foram convidados a fazer uma profunda reflexão de com estão conduzindo a sua vida profissional; No segundo, eles entenderem mais sobre o público alvo que trabalham, ou seja, os jovens da geração z, que corresponde os alunos de Ensino Fundamental. Ainda nesta etapa, foi refletido as características, as atitudes e comportamentos deste público; Ao final da palestra foi apresentado um plano de como os educadores poderão estruturar o seu aperfeiçoamento profissional e pessoal.

“Durante a palestra nos propomos a motivar os educadores e fizemos eles enxergarem novas oportunidades, inovações e formas de se reinventarem como educadores, dentro da sua área de conhecimento e atuação em sala de aula”, descreveu a Elaine.

Programação

Nesta terça-feira,20, haverá a entrega da premiação aos educadores finalistas do “Prêmio Professor Inovador 2015” a partir das 14h, no Plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). E para encerrar o evento acontecerá nesta quarta-feira, 21, na CMM a entrega da Medalha de Ouro “Garcitylzo do Lago e Silva” a professora Creuza Pereira Barbosa pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense na área da educação.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054