30/10/14 | 14:08
Professores municipais da área ribeirinha participam de formação

Professores da zona rural/ribeirinha, dos Rios Negro e Solimões, participaram nesta quinta-feira, 30, da Formação para Professores Alfabetizadores, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento reuniu cerca de 80 professores na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado na Avenida Maceió, no bairro Parque 10, zona Centro-Sul.

O objetivo da formação, como destacou a coordenadora do Pnaic em Manaus, Rejane Ramos Chagas, é trabalhar novas metodologias de alfabetização com os professores dos anos iniciais.

“Ontem e hoje (dias 29 e 30) foram apenas os professores da zona rural/ribeirinha. Normalmente, nós vamos até eles e essa formação é aplicada no sábado para não atrapalhar as aulas, mas como eles têm um calendário especial e já estão na reta final (do ano letivo), eles vieram para esses dois dias de formação aqui na DDPM. Este ano está sendo trabalhada com eles a disciplina de matemática, buscando mostrar outras maneiras e novos métodos de alfabetização para que eles melhorem a qualidade de ensino em sala de aula”, destacou.

A formação para os professores dos anos iniciais é aplicada por orientadores de formação do Pnaic, que passam por uma preparação na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Patrícia Araújo é uma das formadoras e destacou o que é repassado para os educadores da rede municipal.

“Estamos trabalhando a disciplina de matemática. Nela são vistas as metodologias, além dos conceitos matemáticos, a elaboração de jogos, voltados para o 1º, 2º e 3º anos, onde há as quatro operações matemáticas. Trabalhamos, também, o planejamento, a sequencia didática e a organização da atuação do professor, sempre em consonância com a proposta curricular da Semed. Com a formação, buscamos dar subsídios para que os professores possam desenvolver seu trabalho em sala de aula da melhor maneira possível. Além disso, aqui no laboratório eles aproveitam para acessar o Portal do Ministério da Educação (MEC), para atualizar informações. Esta é uma forma que o MEC possui para realizar o monitoramento das atividades desses professores”, informou.

Professora na Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Costa do Tabocal, no Rio Amazonas, Zilma Dias, vê a formação com um auxílio para o dia a dia em sala de aula. “São coisas que a gente já sabia, mas depois da formação nós encontramos um olhar diferente para o mesmo assunto, podendo passar de outra forma para nossos alunos. É, na verdade, uma reciclagem de conteúdo”.

A professora Moacina Moreira, da Escola Municipal São Sebastião, localizada na comunidade do Livramento, no Rio Negro, tem a opinião de que a formação é essencial nas atividades em sala de aula.

“É essencial porque nos dá suporte, nos ajuda para a aplicação das atividades em classe. Podemos perceber um aumento da qualidade das aulas. Isso porque a resposta dos alunos e a própria compreensão melhoraram. Eles estão mais interessados. Já percebemos isso em algumas provas feitas com eles depois que começamos a participar das formações”, destacou.

O Pnaic é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. Nesta sexta-feira, 31, a formação será para os professores de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da rede municipal de ensino. Serão seis pólos, além da sede no DDPM.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos/Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054