04/07/12 | 12:24
Professores Indígenas tomam posse

Os professores indígenas aprovados no processo seletivo da categoria (Edital 02/2012) começaram a tomar posse dos cargos na manhã de hoje (03). Os 23 classificados têm até amanhã (04), de 8h às 12h, para irem à sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/Semed) munidos dos documentos pessoais, para o preenchimento das vagas.

Após ser reconhecida, através do decreto nº 1.394/11, essa é a primeira vez na história que a Semed fez um processo seletivo específico para a contratação de professores da categoria indígena. Os novos contratados irão suprir a demanda da educação indígena no município de Manaus que atualmente tem cerca de 800 alunos.

Joílson Paulino, aprovado para atuar na aldeia Kuanã, na Comunidade Rio Cuieiras, foi o primeiro a chegar ao local. Ele que é da etnia Karapãna, conta que vai ministrar as aulas na língua nheengatu e se diz realizado por desenvolver esse trabalho com a categoria regularizada.

“Estou muito feliz. Já estava na hora do poder público nos dar essa garantia”,afirmou.

Quanto ao conteúdo pedagógico, o professor explica que o objetivo principal é que os alunos não percam a cultura.

“Nosso trabalho é fazer com que as crianças não percam o conhecimento da língua mãe e que saibam a língua portuguesa também, por isso a aula é em nheengatu e em português”, explicou.

Remuneração

O salário será de R$ 1.111,48 reais para carga horária de 20h de trabalhos semanais. O contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as necessidades da Secretaria.

Os aprovados tomam posse e de imediato começam a trabalhar em 18 comunidades indígenas da capital.