19/04/16 | 15:32
Professores indígenas tomam posse para atuarem nas escolas da rede municipal de ensino

19-04-16-Exposição e Posse dos novos Professores  Indigenas-Fotos Rodemarques abreu (6)Trinta professores indígenas tomaram posse na manhã desta terça-feira, 19, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Eles foram convocados no Processo Seletivo Simplificado (PSS), lançado no final do mês de fevereiro. Os novos educadores atuarão nas quatro escolas indígenas e em 18 Espaços Culturais, atendidos pela rede municipal de ensino.

O prefeito em exercício, Marcos Cavalcanti destacou que levar profissionais da educação capacitados para as comunidades é o dever do município. “A prefeitura contribui para manter a cultura indígena e é a função da Semed manter essa cultura viva e proporcionar uma educação bilíngue nas comunidades, o que está sendo feito hoje com a posse desses servidores”, enfatizou.

19-04-16-Exposição e Posse dos novos Professores  Indigenas-Fotos Rodemarques abreu (7)De acordo com a secretária de Educação, Kátia Schweickardt, a rede municipal de ensino vem investindo em uma educação diferenciada, na busca que manter as tradições indígenas.

“Nessas escolas indígenas nossa educação é bilíngue. Temos ainda uma gerência de educação indígena que realiza um trabalho pedagógico diferenciado. Nossa rede tem esse trabalho que incorpora conhecimento, tradições e costumes que estão profundamente presentes na nossa história”, disse a secretária.

Atualmente, a Semed atende 22 comunidades indígenas, sendo que em quatro delas o trabalho é feito em Escolas Indígenas e 18 Espaços Culturais, atendendo um total de 671 alunos. Os trabalhos realizados nestes ambientes são importantes para o resgate da tradição indígena, como destacou o gerente da Educação Indígena da Semed, Rossini Maduro.

19-04-16-Exposição e Posse dos novos Professores  Indigenas-Fotos Rodemarques abreu (5)“Esses professores fazem um trabalho de revitalização linguística e cultural das comunidades. Por isso, eles são indicados pelos comunitários para participar do PSS. São esses trabalhos que vão possibilitar que essa cultura, essa língua seja perpetuada, que não se perca apesar das influências de culturas externas”, destacou.

Nas escolas indígenas são ofertados ensinos intercultural e interdisciplinar, onde os professores indígenas alinham o ensino dos componentes curriculares da base nacional comum curricular com os conhecimentos tradicionais construídos secularmente pelos povos indígenas.

Os Espaços Culturais atendem, no contra turno, os alunos indígenas de Manaus matriculados em escolas não indígenas existentes nas proximidades de suas comunidades. Nesses Espaços, os professores focam os trabalhos pedagógicos no fortalecimento e valorização das culturas e línguas maternas.

19-04-16-Exposição e Posse dos novos Professores  Indigenas-Fotos Rodemarques abreu (4)Tomando posse para atuar na etnia Kambeba, o professor Mário dos Santos Cruz acredita que os alunos estão abertos a novos conhecimentos. “Espero que esse ano possamos realizar um trabalho de culturas diferentes, abertos a novos conhecimentos, não deixando de trabalhar o conhecimento do branco, mas também trabalhando o conhecimento tradicional indígena”, informou.

Exposição de trabalhos 

Marcando as comemorações do Dia do Índio, alunos e professores, realizaram a “2ª Exposição de Educação Escolar Indígena: Saberes, Culturas, Artes e Tradições”, que aconteceu no hall da secretaria.

Os trabalhos apresentados visam a revitalização, valorização e fortalecimento das culturas e línguas indígenas existentes no município de Manaus. O evento contou com a participação de alunos e professores das Escolas Indígenas Municipais Kanata T-Ykua, Puranga Pisasú, Arú Waimi, Kunyatá Putira e dos Espaços Culturais atendidos pela secretaria, além de lideranças, comunitários e demais convidados.

 

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054