07/01/15 | 9:31
Professores e gestores de escolas da zona Rural participam de Jornada Pedagógica para planejar o ano letivo

A Divisão Distrital Zonal Rural (DDZ 7) promoveu, nesta terça-feira, 6, um encontro na Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho, com cerca de 300 profissionais da educação de 33 unidades de ensino da Zona Rural/Ribeirinha. A Jornada Pedagógica de 2015 teve como foco o repasse das diretrizes de trabalhos nos quesitos pedagógicos, administrativos e de infraestrutura que nortearão as ações das escolas do Rio Negro.

 

Os servidores foram divididos em cinco salas, de acordo com o segmento de educação. Nelas, eles assistiram a palestras e foram informados sobre as atividades a serem desenvolvidas durante o ano letivo de 2015. A gerente pedagógica da DDZ Rural, Marilene Gomes, explicou que evento antecedeu o início das aulas, que começam na próxima segunda-feira, 13.

 

“Esse evento é uma prévia para o início do ano letivo. Reunimos para passar toda a orientação para o professor iniciar as atividades em sala de aula. Aqui, nós temos assessores pedagógicos, assessores administrativos e de infraestrutura. É um bojo de informações e orientações para garantir que realmente o professor e a gestão da escola efetivem o seu trabalho sem grandes transtornos. Foram tratados aspectos da legislação, a parte instrumental, que é o planejamento; plano anual, as avaliações e toda a parte que dá suporte ao professor no início do ano”, explicou.

 

“O nosso ano letivo começa antes para garantir que o aluno tenha toda a grade curricular ofertada. Existe um aspecto geográfico bastante característico aqui na Região Amazônica, que é a enchente e a vazante. Até o final de outubro, o calendário tem que estar fechado. Porque depois, fica impossível para as lanchas buscarem os alunos, uma vez que a vazante está avançada”, concluiu.

 

Expectativas

 

De acordo com a chefe da DDZ Rural, Edilene Pinheiro, a Jornada Pedagógica é um momento de socialização entre os professores e de compartilhar experiências de dificuldades e saberes. “Foi um momento deles se reencontrarem, interagirem nas suas dificuldades e especificidades. O encontro foi importante porque eles tiveram a oportunidade de tirar dúvidas na questão pedagógica, do bloco pedagógico. Foi um momento importante de conhecimento, de agregação e compartilhamento de saberes”, disse.

 

Para Edilene, 2015 promete ser um ano de avanço educacional na DDZ Rural. “A minha expectativa é grande para este ano. Afinal, 2015 é ano de avaliação externa, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Nós crescemos na última avaliação e eu acredito por todo trabalho que fizemos no ano passado e que vamos continuar fazendo neste ano, que vamos conseguir um resultado superior, sobretudo pelo interesse demonstrado pelos professores”, afirmou.

 

O professor Yuri Torquato leciona Educação Física em duas escolas da zona Rural e acredita que a Jornada Pedagógica é importante para o início das atividades do ano letivo. “Para nós que estamos começando as atividades do ano serve como uma orientação. Nós sempre ficamos preocupados com o que nos espera e como vai ser o ano. Então o distrito (DDZ) já reúne todos os profissionais e ‘quebra o gelo’, passando as informações que eles querem que melhorem”, observou.

 

TEXTO: Thiago Botelho

FOTOS: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/98842-1188