18/04/17 | 14:20
Professores dos anos iniciais passam por maratona de formação

Maratona de estudo e estratégias. Aud. Livraria Paulus. Fotos Cleomir Santos (6)A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul iniciou, na manhã desta terça-feira, 18/4, no auditório da livraria Paulus, no Centro de Manaus, a primeira ‘Maratona de Estudo e Estratégia de Ensino do Bloco Pedagógico’ para professores dos anos iniciais (1º, 2º e 3º) anos. A formação acontece em horário integral até o próximo dia 20 e será realizada mensalmente.

A ação, organizada e desenvolvida pelos assessores pedagógicos da DDZ, pretende reunir nos três dias de formação cerca de 240 professores para intensificar o conhecimento na abordagem das práticas pedagógicas, voltadas para o processo de aprendizagem na alfabetização e letramento, matemática e iniciação científica do Bloco Pedagógico.

De acordo com o gerente pedagógico, Anderson Rodrigues, o objetivo da maratona é aprimorar a prática do docente nas dimensões de aprendizagem. “Após uma enquete feita com os professores dos 1º, 2º e 3º anos do bloco pedagógico e perceber a inquietação deles em relação à alfabetização, a Divisão Sul resolveu promover essa maratona com o intuito de fortalecer o processo de alfabetização. Esses encontros visam o fortalecimento da aprendizagem, voltado para o trabalho do educador nesses três dias, com troca de aprendizagem, experiência e práticas de atividades”, afirmou ele.

Maratona de estudo e estratégias. Aud. Livraria Paulus. Fotos Cleomir Santos (15)Durante a formação, os professores participaram de atividades com músicas, palestras e contos infantis. A professora do 1º ano, da  Escola Municipal Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, bairro Presidente Vargas, Márcia Botelho, explicou como ocorreram as mudanças na relação entre alunos e escola.

”Essas formações trazem um novo olhar para o meu dia a dia de como se dá esse processo da alfabetização. O que vivemos hoje é uma revolução nesse processo, antigamente o aluno ficava muito na base da cópia e só o professor falava. Hoje o aluno participa com assuntos da realidade dele, que acaba virando um tema a ser abordado por todos. O aluno se torna o centro e o professor o mediador”.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054