Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 29 de outubro de 2020
-->
23/09/19 | 14:47
Professores do Campo da rede municipal participam de Encontro Formativo 

Com o objetivo de discutir sobre o tema ‘As dez competências na prática da Educação do Campo’, professores da Educação Infantil, Classes Multisseriadas e Ensino Fundamental 1 e 2, que atuam na área ribeirinha, rodoviária e nas escolas indígenas, participaram nesta segunda-feira, 23/9, do 4º Encontro para Professores da Educação do Campo. A ação ocorreu na Escola Municipal Maria Leide, localizada na comunidade São João, quilômetro 4 da BR-174, zona Rural.

A formação é realizada pela equipe das Gerências de Formação Continuada (GFC) por meio da Rede Colaborativa de Formação Continuada e Tecnologia Educacional do Departamento de Divisão Profissional do Magistério (DDPM).

As equipes de formadores atendem seis polos, três no Rio Negro, dois no Rio Amazonas e um na Rodoviária. O ciclo de formação iniciou em março deste ano.

De acordo com a coordenadora de Formação, Giovanna Freire, o atendimento em polo é a forma de conseguir atender todos os professores do Campo. “O atendimento em polo facilita a participação dos professores nas formações. Só aqui nessa escola temos professores da BR-174 e da AM-010 e também é uma forma de valorizar a educação do campo, vindo aqui e conhecendo a realidade deles”, explicou a coordenadora.

Aproximadamente 140 educadores participaram da formação, que foram divididos por turmas de acordo com a modalidade que lecionam e realizaram atividades com base no assunto abordado, ‘Gamificação na Educação Básica nas Escolas do Campo e Indígena’.

“Nós estamos trabalhando desde o início do curso as metodologias ativas e a ‘Gamificação no ensino’ nesse módulo é o assunto abordado. Vamos trabalhar os jogos dentro da aprendizagem, a partir das narrativas e com os desafios que os alunos devem vencer por etapa, isso tudo com os conteúdos”, mencionou o formador do GTE, Manoel Pessanha, que ficou com os professores de 1º ao 3º ano.

Para a professora do 3º ano, Luziete da Silva, da Escola Municipal Padre Calleri, no km 13, também na BR-174, as formações ampliam o conhecimento e ajudam em uma melhor aprendizagem.

“Com essas formações eu garanto a aprendizagem dos meus alunos, com habilidades que antes eu não conhecia e com isso amplio também o meu conhecimento”, disse a educadora.

 

Texto: Érica Marinho
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054