05/10/18 | 9:54
Professores de História, Geografia e Ensino Religioso participam de encontro para discutir sobre a BNCC e o PPP

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quinta-feira, 4/10, o 5º Encontro Municipal com professores de História e Geografia do Ensino Fundamental, bem como o 4º Encontro Municipal com Professores de Ensino Religioso do Ensino Fundamental. O evento aconteceu no Les Artiste Café, localizado no Centro de Manaus, e atraiu educadores de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZ) da secretaria.

O objetivo desse encontro foi refletir sobre o Ensino Fundamental, currículo, Plano Político Pedagógico (PPP) no contexto da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), além de socializar práticas dos professores para construção de um compêndio compartilhado entre os docentes de História, Geografia e Ensino Religioso.

A atividade contou com mesas temáticas relacionadas a indagações sobre currículo, sobre o PPP, BNCC e a construção das propostas curriculares para as três disciplinas. Outra ação importante foi a exposição de diversas ações já realizadas nas escolas que já estão trabalhando com as questões relacionadas à base.

A chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), Vera Lúcia Lima da Silva, apontou que essas discussões são muito importantes nesse momento em as redes de ensino se encontras voltadas para criar uma proposta curricular que proporcione que todos se sintam inseridos no processo de ensino e aprendizagem.

“Essas discussões estão sendo cada vez mais ampliadas porque será preciso que o professor conheça a BNCC e se aproprie dela para contribuir de forma qualitativa na reformulação da proposta curricular da Semed. Então, o ideal é que os professores conheçam, que eles leiam para que façam as inferências necessárias na hora da construção da proposta curricular”.

Quem coordena a ação por parte da Semed são as assessoras Lídia Helena de Oliveira e Maria Solange Oliveira, de história e geografia respectivamente. A professora Lídia contou que incluir os professores nas discussões e os fazer ter voz nesses momentos de construção curricular é fundamental, por isso esse encontro foi organizado.

“O evento deste ano contém todo aquele processo de construção da matriz referência e posteriormente as propostas curriculares da secretaria. E como temos uma dificuldade de tirar o professor de sala de aula, decidimos colocar os professores das três disciplinas no mesmo ambiente com o objetivo de tratar as questões do PPP e do BNCC, apresentando para eles o que está acontecendo, mostrar a importância que eles tiveram como colaboradores do processo”.

Para o assessor da DDZ Norte, Raimundo Brilhante, que também participa do Grupo de Estudo e Pesquisas do Ensino Religioso na Perspectiva da Diversidade Religiosa (GERPERDR), da Semed, além de oportunizar a discussão, outro ponto importante do evento é o fato de apresentar trabalhos que são marcantes em diversas escolas.

“Esse evento é pontual e significativo, pois junta um bom número de professores de história, geografia e ensino religioso, abre uma discussão muito bacana, principalmente nesse momento onde a BNCC está sendo implantada na Semed. Traz também a exposição de trabalhos realizados nas escolas. O professor além de ser artista e músico traz a forma sensível para dentro de sala de aula e estamos precisando de momentos assim de discussão para sentar e falar o que acontece na escola, a secretaria ouvir e a gente unir, ligar essas ideias”, conclui.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Patryck Vieira/ Semed

 

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