03/12/12 | 15:06
Professores de Educação Infantil dão início ao Curso de Pós Graduação a distância

Unir a prática à teoria, dessa forma, 500 professores da Educação Infantil ( 480 da Semed e 20 Seduc) terão suas metodologias ampliadas  com o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil na modalidade a distância.

A aula inaugural do curso foi realizada nesta sexta-feira, (30), no Auditório Eulálio Chaves da UFAM e contou com a presença de professores, gestores, pedagogos e representantes do MEC, UFAM, Cefort, Seduc e Semed.

Segundo a consultora do MEC, Ângela Barreto, a iniciativa do MEC de fazer parcerias com as faculdades para promover especializações em educação infantil iniciou em 2010.

“Temos o grande desafio de formar professores com as especificidades da educação infantil. Precisamos conquistar mais esse espaço de formação mais consolidada para a educação infantil. Trazer para as escolas uma melhoria significativa na sala de aula”, comentou.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, a educação infantil deu um grande salto de qualidade nos últimos anos.

“Temos na Rede Municipal pessoas ilustres que conseguem fazer da educação infantil um livro de histórias infantis. Temos exemplos de professores que criam mecanismos para ensinar os seus alunos, como o caso da professora Gracilene da Zona Leste que gravou um CD com músicas que ajudam na aprendizagem da educação infantil, exemplos como esse devem ser divulgados”, ressaltou o Secretário.

O Coordenador do Cefort, Luiz Carlos Cerquinho, destacou que o curso é voltado para a Educação Infantil e atenderá 480 professores da Educação Infantil da Semed e 20 da Seduc.

“O curso se desenvolverá vinculado à orientação pedagógica do professor. Os cursistas poderão elaborar e desenvolver projetos pedagógicos em sala de aula e no final cada aluno apresentará o seu TCC”, afirmou.

Segundo ele, a LDB de 1996 indica o nível de ensino (educação infantil) e a necessidade de atender crianças de 2 a 5 anos que não estão no período obrigatório (a partir de 6 anos).

“A educação infantil é uma ampliação do atendimento às crianças e por isso a necessidade de capacitar os professores para essa faixa etária. É um trabalho diferenciado e de imensa importância para o desenvolvimento da criança”, explicou o coordenador.

Para a gestora do CMEI Profª Maria Raimunda (Novo Israel), Vânia Lima, que atua há 3 anos na Educação Infantil, o curso ajudará bastante na melhoria do trabalho pedagógico nas escolas.

“A especialização auxiliará na metodologia desenvolvida na escola, no conhecimento da proposta da educação infantil e nos objetivos que permeiam a área. Tenho certeza que será bastante significativo para os CMEI´s que trabalham com essa faixa etária para garantir uma educação de qualidade”, salientou a gestora.

“É uma oportunidade excelente que veio na hora certa. É um curso de qualidade e de nome vinculado a uma instituição séria como a UFAM. Vai contribuir para a minha formação e currículo profissional”, destacou a professora de Educação Infantil da Escola Mul. Biólogo Adolpho Ducke (Jorge Teixeira), Rosiane Barbosa.

 

 

Apresentação do Curso

O Curso de Especialização em Educação Infantil na modalidade a distância é voltado para a formação continuada de profissionais da educação infantil, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, com carga horária de 400 horas.

A especialização será desenvolvida em uma plataforma digital hospedada no Laboratório de Hipermídia do Cefort/FACED/UFAM no endereço www.cefort.ufam.br.

Além das aulas online, em cada mês, os cursistas participarão de um encontro presencial. Os formadores e tutores também visitarão as escolas para acompanhar, orientar o trabalho e verificar as dificuldades dos cursistas.

O curso será realizado por meio da parceria firmada entre a UFAM (Centro de Formação, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino – Cefort), MEC e Secretarias Municipal e Estadual de Educação (Semed e Seduc).