06/03/15 | 15:48
Professores de educação física recebem instruções para atuação nas escolas

Para passar instruções acerca da avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos e sobre como irá funcionar a HTP (Hora de Trabalho Pedagógico), a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul reuniu nesta sexta-feira, 6, com os mais de 60 professores de educação física de 54 unidades de ensino para repassar as diretrizes de atuação nestes pontos durante o ano letivo de 2015.

De acordo com a assessora de educação física da DDZ Centro-Sul, Ana Paula Menta, a reunião é uma ferramenta para qualificar as ações do educador físico no ambiente escolar e, também, para dar um padrão às aulas desta disciplina.

“Essa reunião é para orientar o profissional de educação física a fim de que realize um bom trabalho na escola e para que as aulas fiquem dinâmicas e atraentes para os alunos. Orientamos para que todo mundo trabalhe da mesma maneira, tanto do 1º ao 5º quanto do 6º ao 9º ano. Essa é a primeira reunião de 2015. Aqui eles entenderam os procedimentos para o IMC (Índice de Massa Corporal), que são compilados e enviados para a avaliação da Divisão de Ensino Fundamental (DEF)”, explicou. As reuniões acontecerão mensalmente.

Ênio Queiroz leciona para 240 alunos na Escola Municipal São Benedito, no bairro Cidade de Deus, e acredita que é necessário ter um norte a ser seguido, uma vez que há uma gama de maneiras de trabalhar a disciplina. Para ele, a reunião é um momento de troca de experiências com os colegas.

“Entendi como trabalhar a parte pedagógica e como trabalhar a educação física alinhada com o IMC (Índice de Massa Corporal). Essas reuniões são importantes porque somos ouvidos. Aqui expomos nossas dificuldades e conseguimos discutir soluções para o nosso trabalho”, afirmou.

Com experiência em aulas de academia e treinamento funcional, Rute Guimarães terá a primeira experiência com educação física em escolas. O encontro, segundo ela, serviu para entender melhor a prática do ensino e, também, para socializar com os colegas de profissão.

“Eu tenho sete turmas de 38 alunos e essa reunião foi de suma importância para eu entender melhor o ambiente escolar, já que a educação física na escola tem uma maneira especifica de trabalho”, disse.

“Aqui, também, foi uma oportunidade para trocar experiência com os mais antigos da Semed. Eu cheguei agora e quero aprender”, concluiu.

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

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