24/08/18 | 17:54
Professores de Educação Física participam de socialização sobre área de atuação e informes a respeito da escolha dos livros didáticos 

Os professores da rede municipal de ensino poderão  escolher os livros didáticos para o quadriênio 2019/2022 até o dia 10 de setembro, a partir de uma análise realizada em suas respectivas unidades de ensino. A informação foi  repassada, na tarde desta sexta-feira 24/8, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed),  durante encontro de preparação para a escolha do livro didático da rede municipal de ensino de Manaus.

Na oportunidade, para comemorar o Dia do Professor de Educação Física,  que será no dia 1º de setembro, a rede municipal de ensino promoveu uma socialização trabalhando  o tema “Aprendizagem por Competências para Educação Física Escolar”, em que  foi discutida a aprendizagem por competência para educação física escolar.

A subsecretaria de gestão educacional, no ato representando a secretaria municipal de Educação, Kátia Schweickardt, destacou a importância do profissional de Educação Física para cumprimento das metas da secretaria e, principalmente, para a promoção da educação integral dos alunos  atendidos pelo município.

“O trabalho do profissional de Educação Física é fundamental para desenvolvimento integral do aluno, que perpassa pelo desenvolvimento cognitivo, social, emocional, físico e para  que secretaria possa alcançar bons resultados relacionados ao ensino-aprendizagem dos alunos atendidos pela rede”, destacou.

Sobre o livro, foram repassadas as principais mudanças que passaram a vigorar com advento do decreto n° 9099, de 18 de julho de 2017. Com a nova legislação,  os livros didáticos terão duração de 4 anos e não mais de 3 anos, com exceção dos livros de educação física que continuam sendo de três anos. Porém, todos os livros serão consumíveis , ou seja, o aluno não precisará mais devolver o livro, os professores de educação física e infantil passam participar da escolha dos livros e receberão o manual do professor.

Foi informado também que opção adotada pela Semed para escolha dos livros  será material único para toda rede, isso quer dizer  que o município de Manaus receberá o material didático mais escolhido pelas escolas.

O decreto beneficiará diretamente os professores de educação física e infantil, porque a partir de agora eles também receberão livros didáticos para trabalharem com alunos. Com a  mudança delineada pelo MEC, agora os professores de educação física terão um material de apoio unificado para trabalhar, o que é visto como uma conquista pelo professor Gerson da Costa Teixeira, da Escola Municipal Graciela Fernandes.

“Essa mudança vai  melhorar o trabalho do professor de educação física, porque agora teremos como planejar  melhor nossa aula com subsídio padronizado. Nós (professores) vemos isso como uma conquista para a classe ”, destacou.

Mais informações sobre a escolha do livro didático podem ser obtidas pelo número 3632-2515/2517

Socialização

  A socialização, que aconteceu em continuação à reunião de informações sobre a escolha dos livros didáticos, foi realizada por conta da discussão trazida pela doutora em educação física e representante do Ministério da Educação, Maria Helena da Silva. Dentre os te

mas apresentados pela palestrante, estavam  as competências na educação física escolar, as modificações da educação física escolar ocasionadas pelo  novo contexto social da sociedade e do  público de alunos, além de meios e estratégias para promover o desenvolvimento integral dos estudantes desde a infância até a fase adulta. A doutora destacou, ainda,  pesquisas que apontam que a  educação física escolar pode reverter ou minimizar sinto mas como depressão, frustrações e a obesidade causada por  maus  hábitos alimentares.

“Pesquisadores e cientistas, principalmente europeus,  têm identificado que a criança contemporânea não brinca, não se movimenta, como tivesse uma rotina comparada a pessoa adulta; é uma criança tecnológica, que está conectada a tecnologia de forma precoce, esquecendo as brincadeiras e atividades próprias da sua faixa etária”, explicou durante a palestra

“Esse tema é importante para quem está no chão da escola ter uma compreensão maior sobre as normas técnicas e contextos atuais da educação física escolar. Afinal, professor capacitado representa melhoria na aprendizagem”, explicou o coordenador de educação física da Semed, Ronnie Melo.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Patryck Vieira e Taianna Castro

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054