18/06/19 | 15:54
Professores de creche municipal participam de jornada pedagógica

Para auxiliar os professores quanto à prática pedagógica na primeira infância, 12 docentes lotados na creche municipal Professora Edith Monteiro Porto, no conjunto Oswaldo Frota, zona Norte, participaram nesta terça-feira, 18/6, da jornada pedagógica “Traçados e Trajetos Pedagógicos na Creche’. A unidade está prevista para inaugurar no 2º semestre. A ação foi realizada no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, Parque 10, zona Centro-Sul.

A jornada pedagógica é coordenada pela Gerência de Creches (GEC) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Para a assessora pedagógica da GEC, Cláudia Magalhães, o encontro é uma conversa com os professores para alertar a importância do profissional na vida das crianças, que deixam pela primeira vez a família e iniciam uma vida social.

“Esse momento é muito importante para conversar com os professores que estão tendo contado agora com esse público infantil e a Gerência de Creches tem a preocupação em passar para eles (professores) a forma de atender os bebês e os pais, que também estão deixando os filhos pela primeira em um local diferente. É na creche que acontece o processo de desenvolvimento infantil e o professor precisa entender esse processo e as atividades que devem ser realizadas”, explicou a assessora e formadora da jornada.

A atividade iniciou com relatos das professoras sobre histórias que marcaram a infância delas, o que fez com que todas fossem as lágrimas. A professora do maternal 2, Argicely Vilaça, lembrou que teve uma infância livre, no sítio, cercada por árvores e igarapés.

“Eu brinquei muito na infância, explorava o ambiente em que eu vivia. Comecei os estudos um pouco tarde, aos seis anos, mas não senti dificuldade na aprendizagem. Meus pais me proporcionaram um conhecimento diferenciado e na escola foi muito fácil associar os conteúdos, a minha realidade de vida facilitou isso, e é assim que eu vou trabalhar com os meus alunos, aproveitar a bagagem de conhecimentos deles”, comentou Argicely.

A unidade atenderá 152 crianças, no maternal 1, 2 e 3. Para a pedagoga, Erica Fritz, com a jornada pedagógica os professores entenderão a diferença no atendimento aos alunos da educação infantil para os de creche.

“Os professores atendiam alunos de 4 e 5 anos, agora estão convivendo com bebês que estão saindo dos braços dos pais e conhecendo um local novo. É importante que saibam receber essas crianças e entender como acontece a aprendizagem delas por meio do cuidar, brincar e educar”, disse Erica.

 

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Cleomir Santos e Érica Marinho / Semed