10/04/15 | 18:53
Professores de Cmeis participam de formações do projeto Mediação Pedagógica

A Gerência de Creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na tarde desta quinta-feira, 9, formação com cerca de 20 professores da fase creche, de nove Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) com a finalidade de repassar orientações sobre procedimentos metodológicos possíveis de serem utilizados em sala de aula com crianças. Participaram da atividade educadores da das Divisões Distritais Zonais Norte, Centro-Sul e Leste 2.

O tema abordado durante a formação foi: Significando os Espaços Pedagógicos das Creches. Durante a atividade os educadores aprenderam como um pequeno espaço e poucos recursos pedagógicos podem ser utilizados nas creches e com alunos do maternal.

A formação faz parte projeto Mediação Pedagógica, desenvolvido pela Gerência de Creches da Semed. A chefe do setor, Wissilene Brandão, explicou o que foi trabalhado durante o encontro e a finalidade da formação.

“A cada encontro trabalhamos um tema. A intenção é apresentar mecanismos pedagógicos que auxiliem na prática da docência com crianças. No encontro de hoje, especificamente, estamos passando para os professores como eles devem adaptar os espaços e recursos para trabalhar com as crianças, tendo em vista as limitações. Com isso, o nosso objetivo é propor novos mecanismos de ensino e de aprendizagem para crianças”, disse a gerente.

No decorrer da formação, foram trabalhadas diversas dinâmicas viáveis para creches. Para a professora do Cmei Profª Maria Raimunda, Simone Marques, o conteúdo repassado na formação será útil para aprimorar o trabalho que realiza com seus alunos.

“Esta formação vem contribuir na minha prática pedagógica, vem somar com aquilo que já sei o no que desenvolvo com meus alunos e será muito útil, pois contribuirá para tornar minhas aulas mais atrativas e interessantes”, destacou Simone.

Para a professora do Cmei Profª Ângela Maria Honorato da Costa, Cintia Monteiro, as formações são relevantes para seu trabalho e deveriam acontecer mais vezes.

“Para mim, o número de encontro é pouco, estas formações deveriam ser mais frequentes, porque contribuem significativamente no nosso dia a dia. Além disso, nos dá a oportunidade de renovar nosso conhecimento e de melhorar a qualidade de ensino em nosso município”, disse a educadora.

As formações são realizadas bimestralmente com professores e DDZs diferentes.


Texto: Emerson Felipe
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054