07/08/19 | 14:05
Professores de ciências da Semed participam de Capacitação sobre o Laboratório Didático Móvel de Ciências

A Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) em parceria com a empresa Auto Labor, realiza a capacitação para professores de ciências das escolas que receberam o laboratório didático móvel de ciências. O encontro, que reúne um total de 60 educadores da disciplina de 16 unidades que ensino, beneficiará aproximadamente dois mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Divididos em dois polos, a capacitação iniciou nesta terça-feira (7/08), na Escola Municipal Francisca Pergentina da Silva, bairro Zumbi, zona Leste, e finalizará nesta quarta-feira, 8/08. O outro polo, que será na Escola Municipal Villa Lobos, bairro São Francisco, zona Centro-Sul, será realizado nesta quinta, 9/08, e sexta-feira, 10/08 com os demais professores de ciências.

As temáticas da capacitação são: microscópio óptico, observação de células vegetais, tipos de técnicas e filtração simples, identificação de proteínas nos alimentos, propagação do calor por convecção, propriedade do ar elasticidade, contração e expansão, extração do DNA do morango e extração dos pigmentos vegetais.

A assessora de ciências da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, Márcia Seixas de Castro, disse que a divisão vai acompanhar todo processo de utilização do laboratório, por isso é importante que todos aprendam como utilizar o recurso.

“Essa capacitação auxilia os professores na utilização do laboratório móvel com os alunos por meio dos conteúdos da proposta curricular da Semed, facilitando assim, o entendimento e a parte cientifica de cada aluno. Através do laboratório, os alunos vão vivenciar a prática científica. O professor vai não apenas lecionar a teoria, mas sim a prática”, comentou.

A consultora pedagógica da empresa Auto Labor, Vera Cristina Sant’anna de Sá, responsável pela capacitação dos professores, revelou que eles aprenderam mais ainda a como utilizar o laboratório móvel, pois o material adquirido pela Semed da empresa veio para ajudar.

“Além das aulas práticas que a gente já incentiva, o professor tem um manual para fazer qualquer tipo de aula que desejar fazer. Ele tem todo material e pode usar sua criatividade para fazer outras práticas de levar ao aluno esse conhecimento de forma mais prática e trazendo o concreto em sala de aula”, contou.

A professora de ciências, Luziani Mendonça Freitas, da Escola Municipal Vicente Mendonça Júnior, bairro Grande Vitória, zona Leste, aprovou a capacitação.

“O laboratório é muito importante, porque a gente consegue tirar o aluno da sala de aula, ele aprende novas experiências através do conteúdo que passamos do currículo escolar, por meio do laboratório, dos experimentos, dos materiais, pois o laboratório é praticamente completo”, disse.

De acordo com professor de ciências, Carlos Rafael Lima da Silva, da Escola Municipal Olga Figueiredo, localizada no Alfredo Nascimento, a formação vai ajudar muito no trabalho com os alunos na escola.

“A capacitação vem para nos ajudar bastante em nossas aulas práticas. A formação foi ótima, aprendemos a mexer com laboratório. O material é de alta qualidade e vai despertar um interesse melhor dos alunos sobre a prática de ciências. O aluno vai estar presente, em vez de ver no livro didático, vai participar do laboratório vivo e presente nas aulas práticas”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054