17/06/16 | 16:45
Professores da zona rural participam de socialização de práticas pedagógicas após conclusão de curso

17-06-16-Professores da zona rural-práticas pedagógicas. Fotos Cleomir (33)Professores das escolas municipais das zonas rodoviária e ribeirinha de Manaus, que concluíram o curso de aperfeiçoamento do Programa Escola da Terra e do Pacto Nacional da Alfabetização da Idade Certa (Pnaic), participaram da socialização das práticas pedagógicas e da cerimônia de certificação, na manhã desta sexta-feira, 17. O evento ocorreu no balneário do Sesc, bairro Planalto, zona Oeste.

No curso, os educadores tiveram dois momentos: Tempo Universidade, com a parte teórica de aprendizado, e o Tempo Comunidade, na qual desenvolveram projetos nas escolas e com os ribeirinhos. A qualificação teve a duração de dois anos e foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Ministério da Educação (MEC).

17-06-16-Professores da zona rural-práticas pedagógicas. Fotos Cleomir (31)“Foi um momento de integração e interação dos professores do campo. Eles fizeram uma apresentação de como trabalham as boas práticas exitosas em sala de aula. Todos vivem a expectativa desse desafio de realizar um trabalho dentro da educação do campo, pois as dificuldades são muitas para alcançar os objetivos, mas com dedicação, empenho e profissionalismo, conseguimos realizar todas as nossas ações”, comentou a chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural da Semed, Edilene Pinheiro, que solicitou junto à coordenação do MEC e da Ufam o curso Educação do Campo, que está em andamento e atende 46 professores da rede.

A diretora do Departamento de Gestão Educacional da Semed, Marcionilia Bessa, disse que conhece o funcionamento da educação do campo e fez questão de elogiar o trabalho realizado pelos educadores municipais que atuam com crianças numa zona geográfica de muita dificuldade e desafio. “Reconheço o trabalho de cada professor para influenciar e transformar essa sociedade, não apenas o educador da zona rural e ribeirinha, mas também da zona urbana. A responsabilidade, o compromisso, o valor e a importância que temos com a educação é grande”, salientou.

17-06-16-Professores da zona rural-práticas pedagógicas. Fotos Cleomir (34)O professor Claudinei Melo, da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Costa do Tabocal, baixo Rio Amazonas, zona ribeirinha, que trabalha com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, implantou o projeto “Experiência de professores de classes multiseriadas das escolas do Rio Amazonas”, colocando em prática tudo o que aprendeu.

“O projeto vem falar um pouco das experiências dos educadores nesse contexto, além dos desafios e metodologias que se usam para poder trabalhar com crianças, no sentido de que possam vir a ler e escrever de uma forma mais tranquila e dentro das necessidades e especificidade da realidade local. O trabalho foi feito de uma maneira bem interativa, onde os alunos aprendem de forma lúdica dentro do ambiente escolar”, disse.

Na programação, teve um café da manhã coletivo, ginástica laboral, exibição de vídeo de boas práticas do Programa Escola, entre outras atividades, além da entrega simbólica do certificado aos professores que atuam nos rios Amazonas, Negro e BR-174, além dos tutores que atuaram com os professores durante o curso.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054