24/08/15 | 15:31
Professores da Semed passam por formação do programa Pit Stop

CS - 24-08-15 -  Professores com formação do programa Pit Stop (4)A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), realizou nesta segunda-feira, 24, a formação do programa Pit Stop. O encontrou reuniu 65 profissionais que atuam no programa, entre professores, tutores, assessores das Divisões Distritais Zonais (DDZs) e a coordenação municipal, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul.

O curso visa à formação dos educadores na orientação metodológica do 3º livro “Produção textual e oralidade”. Para isso, a gerente de projetos da IAS, Suely Amaral, orienta os educadores sobre mecanismos para a aplicação do conteúdo em sala de aula.

De acordo com a coordenadora municipal do IAS na Semed, Neuza Viana, a cada livro trabalhado nas escolas municipais é realizada uma formação com os educadores. Segundo ela, o material será um novo reforço para os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

CS - 24-08-15 -  Professores com formação do programa Pit Stop (3)“Vamos trabalhar esse livro de forma bem dinâmica com o reforço escolar dos alunos do 3º ao 5º ano. O diferencial desse material é a metodologia, a forma de como o educador deve ministrar as aulas para o desenvolvimento da oralidade. No mundo atual, é importante saber ler e se expressar. Os nossos alunos com os livros terão uma metodologia com relatos de pessoas, debates, uma série de atividades que norteiam o trabalho do professor para o bom desenvolvimento da criança no programa da rede municipal”, explicou a coordenadora.

Segundo Suely, os livros disponibilizados abordam questões específicas e funcionam como material de formação para o professor. “A escola tem a função de levar a criança a produzir a chamada fala pública, porque a fala ela já conhece. Neste caso, a escola deve se colocar para ampliar essa fala e a capacidade de leitura”, disse.

A professora Joely Figueiredo, da Escola Municipal Carlos Gomes, localizada na Compensa, zona Oeste, trabalha com 40 alunos do 3º ao 5º ano dos turnos matutino e vespertino com o programa Pit Stop.

CS - 24-08-15 -  Professores com formação do programa Pit Stop (1)“São livros com exercícios elaborados para complementar o trabalho do livro didático. Nesse terceiro material trabalham-se os poemas, poesia e a leitura deles”, destacou.

As aulas do programa

O programa Pit Stop é o resultado de uma parceria entre a Semed e o Instituto Ayrton Senna, que iniciou no mês de abril e vai terminar em novembro deste ano. As aulas são realizadas no contraturno em 47 escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade. São beneficiados cerca de mil alunos do 3º ao 5º ano, que receberam material didático para atividades de desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Os professores trabalham com suporte pedagógico de livros de orientação metodológica.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054