10/04/14 | 11:48
Professores da Semed participarão de cursos para o uso de novas tecnologias como ferramentas pedagógicas

Com a proposta de tornar as aulas mais interativas, dando oportunidade para professores e gestores passarem por formações relacionadas às novas tecnologias, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na tarde desta quarta-feira, 09, a solenidade de abertura dos cursos Eproinfo-2014, na modalidade educação à distância. Os cursos fazem parte do Proinfo, um programa de formação voltado para o uso didático-pedagógico das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano escolar.

A abertura ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na Rua Maceió, zona Centro-Sul de Manaus. Com 14 turmas e um total de 420 alunos, para 2014, o Eproinfo vai oportunizar o aprendizado aos educadores da rede pública que terão o papel de transmitir todo o novo conteúdo obtido para os mais de 224 mil alunos da rede municipal. O programa de aprendizagem à distância é baseado em tecnologia web e permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como projetos de pesquisas, projetos colaborativos, entre outros.

Os cursos começam em maio e oferecerão aulas de Introdução à Educação Digital, Tecnologia de Informação (TIC), Elaboração de Projeto e Redes de Aprendizagem.

Para o secretário da Semed, Humberto Michiles, o Proinfo se torna um programa fundamental para que os professores acompanhem, junto aos alunos, a evolução da tecnologia. “É um grande desafio acompanhar a velocidade da tecnologia e a escola precisa trabalhar isso como ferramenta pedagógica, para que se possa ter uma aula interessante, mais prazerosa. O aluno tem acesso à tecnologia e precisamos ter programas como o Proinfo para que os professores possam dar uma aula que prenda a atenção do aluno”, destacou.

Segundo a gerente de Tecnologia Educacional da Semed, Aldemira Câmara, o Proinfo é um programa do Ministério da Educação o qual a Semed aderiu e que tem como público-alvo professores e gestores da rede municipal de ensino. “É um programa semipresencial, tendo apenas um encontro por mês. Os formadores do programa fazem o trabalho de assessoramento em sala de aula, planejam atividades com os professores e mostram como eles devem operar o software que vai ser usado em sala de aula. Com isso, vai do professor a análise de como aplicar e em qual disciplina ele acha que será melhor desenvolvido o programa”, informou.

O projeto aderido pela Semed tem também a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Na visão da coordenadora de Tecnologia da Undime/AM, Helena Pontes, além dos professores, com o programa, os próprios alunos têm a oportunidade de serem introduzidos ao mundo globalizado. “Nós, da Undime, temos a responsabilidade de fazer a intermediação junto ao MEC, oferecer e mostrar a importância dos cursos para os municípios, pois esse é meio pelo qual todos os participantes podem se colocar à disposição do mundo globalizado para estarem sempre ligados às novas tecnologias”, disse.

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Rodemarques Abreu/Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação: 3632-2054