24/09/18 | 12:55
Professores da Semed participam de palestra sobre Empreendedorismo

Professores de Língua Portuguesa, que trabalham com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram, na manhã desta segunda-feira, 24/9, da palestra “Empreendedorismo com Ênfase em Características Empreendedoras”. A ação faz parte do projeto Empreendedorismo nas Escolas, realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad).

A palestra aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed e, na terça-feira, 25/9, será a vez dos professores da disciplina de Matemática participarem da atividade. No total, as palestras já atenderam aproximadamente 1.969 educadores das escolas do projeto.

O projeto Empreendedorismo nas Escolas foi implantado no início de 2018, em 18 unidades da rede municipal. Até o mês de junho foram realizadas palestras sobre o tema nas escolas, que contaram com a participação de 1,5 mil estudantes.

A gerente de formação continuada do DDPM, Rosane Xavier, destacou a importância do, tanto para alunos, quanto para os educadores. “Já houve um momento com os alunos e agora estamos convocando os professores, para que eles tenham mais conhecimento desse processo, possam estar juntos colaborando, transformando esse assunto em uma temática extracurricular”.

O chefe de qualificação profissional da Semtrad, Mário Felipe Rodrigues, explicou que houve a percepção sobre a necessidade de trabalhar com os professores para na aplicabilidade do projeto em sala de aula.

“Nós vimos à necessidade de dar continuidade a formação com os educadores, porque eles são os principais incentivadores para que os alunos cresçam e desenvolvam o empreendedorismo. Nós tivemos alguns exemplos muito legais em escolas com os alunos vendendo e fazendo coisas simples”, disse.

Segundo a palestrante do encontro, Mesulan Queiroz de Araújo, instrutora do Sebrae, é importante que todos possam estar inseridos dentro do contexto sobre a temática.

“Precisamos do apoio dos educadores para conscientizar os alunos, ainda mais, da importância de trabalhar com alguma atividade empreendedora. O empreendedorismo vem trabalhar essas características e despertar nos alunos para que eles possam ser pessoas melhores”, contou.

Ciente de que pode contribuir com os alunos sobre o assunto, a professora de Língua Portuguesa, Claudina de Freitas Pinto, da Escola Municipal Ulisses Guimarães, no bairro Mutirão, zona Centro-Sul, considera excelente a ideia para trabalhar com os estudantes.

“Acho muito interessante e válido essa abordagem diferente, que vai além do conteúdo que é passado em sala de aula. Isso é bom para desenvolver esse aspecto empreendedor nos alunos, para que tenham mais responsabilidade, criticidade, senso de organização e planejamento”, contou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054