15/04/13 | 10:25
Professores da Semed participam de Encontro em Brasília

Secretaria Municipal de Educação troca experiência da Educação Fiscal no Brasil com representantes dos países da América Latina que compõem o Euro Social II. A saída aconteceu no último domingo, às 14h do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

A Secretaria Municipal de Educação participará do encontro Internacional de Intercâmbio Técnico em Educação Fiscal, dia 17 abril, em Brasília. A Semed será representada pela coordenadora do curso de disseminadores de Educação Fiscal, Esther Albuquerque e uma das educadoras do curso de formação de disseminadores, Giovana Oliveira.

Além das professoras, participará do evento, um dos alunos do curso de disseminadores que foi realizado no primeiro semestre de 2012 e um professor da rede municipal de ensino, o cacique Tikuna, Aldenor Bastos.

O convite partiu da Escola de Administração Fazendária – ESAF do Ministério da Fazenda, devido os resultados obtidos com os professores indígenas no curso de educação fiscal realizado ano passado.

No evento será relatado o resultado do projeto pedagógico do curso de Disseminadores de Educação Fiscal/CODEF, pela professora e tutora Giovana Oliveira, que recebeu Menção Honrosa de tutora pela aprovação dos 16 alunos da turma que formou em 2012.

O objetivo do encontro será promover a troca de experiência da Educação Fiscal no Brasil com representantes dos países da América Latina que compõem o Euro Social II (comissão europeia que trabalha com cinco áreas temáticas: educação, emprego, fiscalidade, justiça e saúde).

O subsecretário de gestão educacional da Semed, Deusamir Pereira, acredita que o tema deve ser discutido desde a fase inicial. “É importante trabalhar a educação fiscal desde os anos iniciais, pois conseguimos ‘plantar uma semente’ e um novo paradigma nesta fase. Além disso, nossos alunos se tornarão mais críticos e conscientes acerca de seus diretos e deveres”, disse.

Satisfeita pelo trabalho realizado na rede municipal de ensino com os alunos indígenas no ano passado, a tutora do curso de disseminadores enalteceu a importância da ação pedagógica realizada com a comunidade escolar. “Sinto-me honrada em representar a Semed. Vamos a Brasília com intuito de demonstrar o que estamos fazendo aqui (Manaus) e que pode dar certo em outros lugares”, explicou Giovana.

Curso de disseminadores

A formação de educação fiscal começou no ano de 2004, inicialmente em quatro unidades escolares com nove disseminadores. De 2004 para 2012 houve várias formaturas e hoje há 1100 educadores – disseminadores de Educação Fiscal – atuando em 252 espaços escolares da rede municipal, discutindo o combate à corrupção, combate à pirataria, direitos e deveres, preservação do patrimônio público, cidadania, qualidade da merenda escolar e controle social do gasto público.