06/03/15 | 17:21
Professores da Semed lançam livro ‘Álgebra e Geometria: Uma conexão possível’

Foi realizada nesta sexta-feira, 6, a cerimônia de lançamento do livro ‘Álgebra e Geometria: Uma conexão possível’. O livro foi escrito por dois servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o professor Mestre em ensino de Ciências, José Alcântara Filho, e a Mestre em Educação Matemática, Selma Oliveira. O evento foi realizado no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

O livro, com 128 páginas divididas em quatro capítulos, tem como objetivo orientar os professores a trabalhar as disciplinas de álgebra e geometria juntas. A ideia surgiu depois que os autores identificaram a dificuldade dos docentes em trabalhar as disciplinas em conjunto, como destacou a autora Selma Oliveira.

“A ideia do livro surgiu em meados de 2006, quando realizamos uma formação com a mesma temática do livro e percebemos que muitos professores não tinham muito êxito com os alunos, porque tinham dificuldades em alguns tópicos da álgebra. No início, a matemática era geométrica, depois foram criando outras ramificações, mas a álgebra explica a geometria e vice e versa, por isso tem que haver uma conexão para tornar a aprendizagem do aluno mais produtiva”, informou.

Segundo José Alcântara, o livro é voltado para professores, mas pode ser aproveitado por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 1º período do Ensino Superior.

“O livro está dividido em quatro capítulos começando com um breve histórico da geometria, depois tem o histórico da álgebra, passamos por uma avaliação da situação do ensino da geometria no Brasil e finalizamos com sugestões metodológicas. Essas propostas metodológicas são para orientar o professor em como trabalhar em sala de aula as duas disciplinas conectadas”, relatou o autor.

Professora de matemática com experiência com alunos do Ensino Médio, Meng Huey Hsu, acredita que o livro pode sim facilitar o ensinamento do professor e a aprendizagem do aluno.

“O professor trabalha as disciplinas separadamente e, na minha experiência, trabalhar álgebra e geometria juntas facilita o aprendizado do aluno. Com o livro voltado para alunos mais avançados, acredito que pode ser muito útil para o aprendizado”, contou.

O livro, lançado pela editoria Valer, pode ser adquirido na livraria com o mesmo nome.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054