11/05/15 | 8:41
Professores da Semed concluem curso de Pedagogia pela Ufam

Após 6 anos de participação no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), 16 professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que antes tinham somente o curso de magistério, concluíram a graduação de Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar . Nesta sexta-feira, 08, os formandos participaram de um culto em ações de graças para agradecer e comemorar a conquista de conclusão do curso. A cerimonia aconteceu no auditório da secretaria e reuniu amigos e familiares dos educadores.

Na turma de formados, havia pessoas que trabalham há mais de 10 anos na secretaria. É o caso da professora de Ensino Fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, Maria Antônia, que é professora há 17 anos. “Hoje, estou tendo a oportunidade de realizar um sonho, de concluir mais uma etapa da minha vida. Conquistei ao longo destes anos muita experiência, mas faltava a formação acadêmica. Faltava a teoria sobre a prática da docência e, hoje, com muito esforço e dedicação, conseguir. Agora me sinto mais preparada, pois vou aliar a minha experiência que obtive ao longo de quase duas décadas com a teoria”, destacou.

Raimunda Figueiredo Filha, professora de Educação Infantil, na Escola Municipal Professor Ivomar de Lima Viera,  afirmou que assim como os outros alunos do curso só tinha a prática da docência, agora vai aliar a prática com a teoria. Para a educadora, com a nova formação vai poder ter um novo olhar sobre a forma de ensinar.

“A conclusão desta graduação veio engrandecer mais meus conhecimentos. Me deu a oportunidade de repensar a minha prática pedagógica. Portanto, posso dizer que esta formação vai refletir diretamente em sala de aula, na minha forma de ensinar e no rendimento dos meus alunos”, avaliou.

A equipe de professores da 1º turma Parfor da Ufam foi formada por doutores e mestres em diversas áreas de educação. A mestre em Educação e representante da Ufam, Raimunda Rosineide Sousa, foi uma das formadoras. Ela lecionou três disciplinas na área da Educação Infantil: Jogos de atividade lúdica; a Criança e a Linguagem; e a Criança e a Educação.

“A participação dos professores da Semed foi muita intensa. Todos foram muito participativos. Ao longo do curso, percebi o grande desejo de adquirirem conhecimento e o amor pela educação. E fico feliz por isso, porque sei que este entusiasmo vai refletir diretamente em suas respectivas salas de aula e na qualidade de ensino no município de Manaus. E digo mais: não os vejo somente como simples professores e sim como “guerreiros”, porque presenciei todo o esforço, vontade de aprender e compromisso com a educação”, ressaltou a mestra.

Parfor

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é resultado de uma parceria do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. A capacitação é destinada aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), oferecendo cursos superiores públicos e gratuitos.

O curso aconteceu no período de 2009 a 2015, a cada dois meses, de segunda a sábado, no período de férias dos educadores, no campos da Ufam. Com a formação, os profissionais poderão atuar na área de Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além de poder exercer a função de diretor escolar em unidades escolares da Semed, pois além da formação em Pedagogia os professores tiveram a qualificação em Gestão Escolar, dentro da graduação.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054