09/10/15 | 15:01
Professores da rede municipal são selecionados para curso

RA - 09-10-15 - Professores participam de curso do Inpa (3)Quatorze professores do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação foram selecionados para que participem do curso “A Floresta Amazônica e suas múltiplas dimensões”, a ser realizado de 11 a 17 de outubro, com total de 80 horas.

Os professores são das disciplinas de ciências, biologia e geografia. Durante o curso, eles terão aulas teórico e práticas, que vão ocorrer na reserva de floresta experimental, ZF2, Km 50 AM 174 (rodovia Manaus – Boa Vista).

A formação é promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), por meio dos Laboratórios de Psicologia e Educação Ambiental e Manejo Florestal, no âmbito do projeto INCT-Madeiras da Amazônia.

O objetivo do curso é contribuir na formação continuada dos professores compartilhando conhecimentos científicos a partir do aprofundamento de questões ecológicas e socioambientais tendo a floresta amazônica como eixo central.

Durante as aulas, os educadores do município terão a oportunidade de aprender conteúdos programáticos que envolvem a Amazônia atual, a floresta e mudanças globais, biodiversidade, faunas e floras associadas, produtos florestais e extrativismo, entre outros temas.

Para o assessor de Educação Ambiental da Semed, André Soledade, a oportunidade com o curso será única para os educadores do município, já que as atividades oferecidas pelo instituto são de alta qualidade e garantem mais informações para o suporte pedagógico dos professores em sala de aula.

“Esse curso tem um significado muito grande para a Semed, já que estamos passando por e enfrentando uma mudança climática muito séria. Todas as situações nesse sentido serão discutidas nesse curso. Tudo que os educadores irão aprender, eles vão repassar aos alunos”, explicou, salientando que ao término do módulo serão produzidos vários projetos para se materializar tudo o que será ensinado na formação.

A professora Adriana Costa de Souza, que trabalha na sala de mídias do Telecentro da Escola Municipal Álvaro César de Carvalho, localizada no Novo Reino, zona Leste, será uma das participantes do curso.

“Vou participar do curso pensando no projeto que estou desenvolvendo com os alunos de utilizar os recursos tecnológicos no mundo científico dentro do contexto amazônico em sala. É importante que os alunos possam perceber e valorizar o contexto amazônico, mas pra isso preciso conhecer e compreender”, salientou.

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
(92) 3632-2054