04/05/17 | 12:13
Professores da rede municipal podem participar de concursos nacionais que estão com inscrições abertas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Subsecretária de Gestão Educacional (SSGE) e o Departamento de Gestão Educacional (Dege), comunica aos professores da rede municipal que estão abertas as inscrições para participar de três Concursos Nacionais, que o educador poderá concorrer e ter o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula reconhecido nacionalmente.

Para a rede pública municipal de ensino de Manaus, a participação do educador em concurso é importante para disseminar e valorizar boas práticas educacionais, além de mobilizar alunos, professores e gestores para a construção coletiva de experiências pedagógicas inovadoras. A participação também possibilita que o trabalho desenvolvido pelo educador seja reconhecido nacionalmente e não apenas na esfera municipal.

Entres os concursos em aberto estão:

1) XVIII Prêmio Arte na Escola Cidadã

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é realizado pelo Instituto Arte na Escola desde 2000 e já premiou 89 professores de arte em todo o Brasil. O objetivo é identificar, reconhecer e divulgar projetos modelares na área de Artes em sala de aula.

Quem pode participar: Professores ou equipes de professores que desenvolveram projetos nas linguagens Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro, realizados nos anos de 2015, 2016 e/ou concluídos até maio de 2017, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em todo o território nacional.

Inscrições: pelo site http://artenaescola.org.br/premio.

Todos os inscritos recebem uma prancha com a proposta pedagógica a partir da obra “Puros e Duros” (1991), do artista Leonilson, para trabalhar em sala de aula.

Período de inscrição: Em aberto até o 28 de maio de 2017.

Quem é premiado: Professores e as respectivas escolas onde o projeto foi realizado.

2) Prêmio Educador Nota 10

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. Em 2017 é apresentado pela Editora Abril e Rede Globo e em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Quem pode participar: Professores da Educação Infantil, de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental (incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA), nas seguintes disciplinas: Alfabetização, Língua Portuguesa, Educação Física, História, Arte, Língua Estrangeira, Ciências, Matemática e Geografia; e Professores do Ensino Médio, de 1º ao 3º ano nas seguintes disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Física, Química e Biologia (incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA).Diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais da Educação Infantil, de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA).

Inscrições: pelo site  www.educadornota10.org.br

Período: de 1° de maio a 12 de junho de 2017

312º Prêmio Itaú-Unicef

O Prêmio Itaú-Unicef (“Prêmio”) é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do UNICEF. Seu objetivo principal é identificar, reconhecer, dar visibilidade e estimular PARCERIAS entre Organizações da Sociedade Civil (“OSCs”) e Escolas Públicas (“Escolas”), no desenvolvimento de ações socioeducativas (“Ações Socioeducativas”) que contribuam para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros em condições de vulnerabilidade social.

Período de inscrição: 17 de maio de 2017 (as inscrições começaram no dia 27 de março de 2017)

Inscrições: site www.premioitauunicef.org.br

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3632-2517 ou 3632-2350.

Texto: Érica Marinho

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054