27/04/15 | 9:03
Professores da rede municipal participam de Seminário sobre Alfabetização Matemática

Professores do 1º ao 3º ano da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, neste sábado, 25, do Seminário de Socialização das Experiências Compartilhadas na Formação Continuada em Alfabetização Matemática, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento reuniu trabalhos desenvolvidos em sala de aula por cerca de dois mil professores de 358 escolas da rede municipal.

O Seminário aconteceu simultaneamente durante todo o dia em seis escolas de seis Divisões Distritais Zonais (DDZs). Na DDZ 1, o encontro ocorreu na Escola Municipal Dr. Sérgio Pessoa de Figueiredo, na DDZ 2 aconteceu na Escola Municipal Desembargador Candido Honório Ferreira, já na DDZ 3, foi na Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, e na DDZ 4 na Escola Municipal Jarlece Zaranza. Também ocorreram encontros na DDZ 5, na Escola Municipal Leonor Uchoa e na DDZ 6, na Escola Municipal Ignês de Vasconcelos. O encontro da DDZ 7 vai acontecer no próximo dia 30, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed, na Avenida Maceió, zona Centro-Sul de Manaus.

O Pnaic é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. De acordo com a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, que visitou o seminário na Escola Municipal Desembargador Candido Honório Ferreira, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, este é um dos programas mais importantes dentro da secretaria e que visa à melhoria na educação.

“Nós já identificamos que um dos maiores problemas na nossa rede é superarmos alguns desafios básicos referentes ao letramento e ao aprendizado da matemática. O que vi hoje foi um produto de todo esse trabalho de formação do Pnaic, o desenvolvimento de várias ferramentas metodológicas bastante criativas, muito simples, mas profundamente revolucionárias no aprendizado. O depoimento dessas professoras, que adoraram a formação, que aprenderam como ensinar melhor, é motivador.  Tenho certeza que este ano já vamos colher melhores resultados”, informou.

Segundo a coordenadora local do Pnaic, Regiane Ramos Chaves, o programa atende cerca de dois mil professores de 358 escolas da rede municipal de ensino, contando com 74 orientadores que conduzem turmas de até 25 professores alfabetizadores. A coordenadora explicou, ainda, como se dá a formação e a importância na vida escolar do aluno em fase de alfabetização e letramento.

“Estamos encerrando mais um ano de formação do Pnaic. Este é o ano de alfabetização matemática. Hoje, é dia dos professores socializarem, dentro do seminário, todas as experiências que aconteceram durante os dez meses de formação, em que eles desenvolviam a alfabetização que aprendiam na formação, em sala de aula com os alunos. A formação tem como objetivo melhorar a prática do professor em sala de aula, desenvolver técnicas através de jogos, do lúdico, sair um pouco da rotina dos livros e assim, por meio da “brincadeira”, alfabetizar os alunos na matemática”, explicou, acrescentando que a formação acontece em todos os polos e tem a duração de três anos, sendo trabalhada no primeiro ano a linguagem, no segundo ano a matemática e no terceiro ano, que vai iniciar no próximo mês de junho, a etapa de ciências.

Para a professora Steliany Santigo, que leciona na Escola Municipal Benjamin Matias Fernandes, localizada no Viver Melhor, a formação do Pnaic torna os professores mais dinâmicos e eleva o conhecimento pedagógico.

“Para mim, que estou participando desde a primeira etapa, a formação está ampliando o conhecimento na área pedagógica, pois começamos a ver que o jogo e o lúdico podem ser trabalhados desde a língua portuguesa até a disciplina de ciências. Eu cheguei a aplicar a matemática em minhas aulas de ciências, trabalhando com o meio ambiente. Passamos a mudar de postura, nos tornando mais dinâmicos, professores que se preocupam mais com os alunos para que estejam, realmente, aprendendo os conceitos na forma prática”, destacou.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos

 

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