08/11/16 | 9:09
Professores da rede municipal participam de encontro para socializar práticas pedagógicas

07-11-16-Professores participam de práticas pedagógicas.foto.Lton Santos (2)Cerca de 250 professores da rede municipal de ensino apresentam, desta segunda, 7, até a próxima sexta-feira, 11, as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula durante todo o ano, após participarem das formações oferecidas pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). As atividades fazem parte da 2ª Socialização das Práticas Formativas, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e encerram o calendário de formação de 2016.

A estimativa da organização do evento, que acontece na sede do DDPM, na Rua Maceió, zona Centro-Sul, é que por dia passem pelas salas temáticas aproximadamente 500 professores, de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs). Os educadores assistirão as apresentações dos projetos e participarão das discussões realizadas no local.

Durante os cinco dias de evento serão tratados temas nas áreas de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Tecnologia, além da apresentação de trabalhos dos profissionais que participam do programa Qualifica, que cursam mestrado e doutorado na área da educação.

07-11-16-Professores participam de práticas pedagógicas.foto.Lton Santos (3)A chefe da DDPM, Rita Esther de Luna, explicou que o encontro é uma forma de proporcionar ao professor o protagonismo no processo de formação dele. Luna destaca que o oferecimento contínuo de cursos de qualificação por parte da Semed tem estimulado os educadores a pensar formas de melhorar o desempenho dentro da sala de aula e, segundo ela, o encontro é uma boa oportunidade para debater essas questões.

“Essa é a oportunidade para que todos nós possamos refletir, discutir, debater processos, conceitos, metodologias, que promovam a reflexão da prática pedagógica do professor”, explicou Rita, que ressaltou também que já é possível observar mudanças de atitudes dos educadores, que têm participado mais das formações, qualificando cada vez mais o processo de ensino e aprendizado em sala de aula.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, participou da abertura do evento e afirmou que esse tipo iniciativa, além de promover a valorização do profissional, é o momento que os professores têm para dividir as experiências e aprimorar aquilo que já está sendo feito.

07-11-16-Professores participam de práticas pedagógicas.foto.Lton Santos (5)“Eu posso socializar uma boa prática. Com isso eu ensino e também aprendo, para que outros professores possam desenvolver atividades similares e produzir novos conhecimentos. Então, esse momento de troca de saberes é fundamental na área da educação”.

A subsecretária destacou que o trabalho realizado na rede municipal de educação, por meio da DDPM, oferece vários tipos de formações, com cursos, seminários, encontros realizados na própria divisão, ou com a ida dos formadores até as unidades de ensino e no acompanhamento do que é desenvolvido pelos professores.

 

Texto: Martha Bernardo

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054