12/11/19 | 19:08
Professores da rede municipal de ensino participam de formação curricular com suporte na BNCC

Aproximadamente 60 profissionais da educação da rede municipal de ensino devem participar da 1ª formação do Referencial Curricular Amazonense (RCA), tendo como suporte estrutural a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento, iniciado nesta terça-feira, 12/11, nas salas da Divisão de Desenvolvimento do Profissional de Magistério (DDPM), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, é organizado pela Comissão Estadual ProBNCC, e se estende até a próxima quinta-feira, 14.

O encontro pretende compreender o Referencial Curricular Amazonense, que está estruturado horizontal e verticalmente, o que possibilita a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento.

Nos três dias de estudo serão trabalhadas diferentes disciplinas, pelos professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, da Prefeitura de Manaus, lotados na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O primeiro dia foi destinado ao estudo da língua portuguesa e arte, e os participantes levaram em consideração o tema a “Aprendizagem baseada em problemas: identificando o diálogo entre Competências Gerais, de Áreas e Específicas” e ainda “As Perspectivas da Língua Portuguesa na BNCC/ RCA”.

Para a coordenadora e formadora do Componente da Língua Portuguesa do ProBNCC, Sônia Ribeiro, a formação é de total importância para a construção dos currículos pedagógicos das secretarias de Educação. “Nesse momento trabalhamos as metodologias ativas, que é a perspectiva de aprendizagem que já existe na Base Nacional Comum Curricular, e daí desenvolvemos as várias competências existentes. Agora nós vivenciamos situações que no futuro os professores poderão passar com os alunos”, explicou.

“Toda essa ação realizada pela Comissão Estadual da BNCC é para contribuir com a formação dos professores e, consequentemente, os nossos alunos. A partir desses estudos vamos reformular as nossas propostas pedagógicas e atualizar os Planos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas e daí iniciamos um novo caminhar”, informou a diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Marcionília Bessa.

Na educação infantil o objetivo da formação é compreender as mudanças curriculares a partir da BNCC. “Nessa preparação devemos falar a mesma linguagem de tudo o que já foi proposto no Referencial, de acordo com o que está na BNCC”, comentou a coordenadora da Educação Infantil da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2, Izânia Souza.

Nos próximos dias, a formação será destinada às disciplinas de Ciências Humanas (história e geografia), educação física, matemática, língua inglesa e espanhola. Para este ano, o diferencial é que a Comissão ProBNCC incluiu nos anos iniciais o componente das línguas inglesa e espanhola e cada secretaria decide se vai ou não adotar.

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Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Alexandre Abreu / Semed

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