24/11/15 | 8:48
Professores da rede municipal de ensino começam a receber tablets educacionais nesta quarta-feira

Entrega dos Tablets para os Professores da SEMED - Fotos Rodemarques Abreu (2)Mais de 3,9 mil tablets educacionais serão entregues a professores, do 1° ao 9° do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino, a partir desta quarta-feira, 25. A cerimônia de entrega acontece, às 14h, no Parque do Mindu, e será presidida pelo governador do Estado, José Melo, e pelo Prefeito de Manaus, Arthur Arthur Virgílio Neto. A entrega dos aparelhos eletrônicos faz parte das ações do Pacto pela Educação do Amazonas.

Durante o evento, 332 professores, da zona rural de Manaus, receberão os aparelhos. Em seguida, seguirá o cronograma de entrega em cada Divisão Distrital Zonal (DDZ), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O Pacto, com 62 municípios do Amazonas, incluindo Manaus, foi lançado em setembro deste ano, pelo governador José Melo, com o objetivo de unir os poderes públicos municipais, em busca de trabalhar medidas para elevar os indicadores educacionais no Estado e municípios.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o repasse dos tablets é parte de um amplo projeto do Governo do Estado Entrega dos Tablets para os Professores da SEMED - Fotos Rodemarques Abreu (1)que tem como objetivo auxiliar todas as 62 prefeituras municipais do Amazonas a ampliar a qualidade do ensino. “Com o Pacto pela Educação do Amazonas, que é uma grande iniciativa do nosso governador José Melo, pretendemos auxiliar as prefeituras em um projeto conjunto para elevar a qualidade do ensino regional. Todos os professores da Seduc já receberam os tablets. Queremos estender o benefício agora para 28 mil professores municipais e os educadores de Manacapuru também serão beneficiados por esta ação”, disse o secretário.

Em Manaus, 3.910 professores, do 1° ao 9° ano, do Ensino Fundamental, da Semed, receberão os tablets. Segundo a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, a ação do Governo vem somar com as estratégias desenvolvidas, pela secretaria, em prol de melhorias educacionais. Destacou, ainda, que é importante que os professores estejam envolvidos com as novas tecnologias, porque essa é a realidade atual dos alunos e também contribui para tornar as aulas cada vez mais atrativas. “O mais importante é a gente, de fato, ter esses tablets como uma ferramenta de qualidade na aprendizagem e isso ser apropriados pelas nossas oficinas de formação, junto com a nossa Gerência de Tecnologia Educacional, no sentido de potencializar o trabalho que já vem sendo realizado. Esperamos que todos os nossos professores que receberão os tablets usem esse instrumento como ferramenta de trabalho voltada para a qualidade da educação, que é a nossa principal meta na gestão educacional na cidade de Manaus”.

Pacto prevê metas educacionais
Entrega dos Tablets para os Professores da SEMED - Fotos Rodemarques Abreu (5)O intuito do Pacto pela Educação do Amazonas é unir as prefeituras no cumprimento de medidas, consideradas estratégicas para a evolução educacional dos Municípios e do Estado, sendo elas: A ampliação, de maneira uniforme para todos os municípios, de 0,2 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a cada biênio, de modo que cada localidade do Estado alcance o crescimento de 0,6 pontos até o final de 2019; a redução – também de maneira uniforme para todos os municípios – de 2,0 pontos ao ano da taxa de distorção-idade série, de modo que esta taxa seja reduzida em 8,0 pontos até o final de 2019.

O Pacto também sugere a ampliação, em cada município, dos índices de aprovação escolar, que denotam a efetiva aprendizagem dos estudantes. Para esta terceira medida, diferentemente das medidas anteriores, as metas foram estipuladas de forma individual e específica para cada município, observando as taxas de aprovação que cada localidade vem alcançando desde 2011.

Cronograma de entregas

Entrega dos Tablets para os Professores da SEMED - Fotos Rodemarques Abreu (6)A próxima entrega acontecerá, no dia 1° de dezembro, às 8h, para os professores da Divisão Distrital Zonal Sul (DDZ Sul), na sede divisão, no Centro da cidade. No dia 4, receberão os docentes das DDZs Leste 1 e 2, Oeste e Centro-Sul. A entrega da DDZ Oeste será, às 8h, na sede da divisão, da DDZ Centro-Sul, será, às 8h, na Escola Municipal Raimundo Teodoro Botinelly, da DDZ Leste 1 será, às 13h, no Cemeja Prof° Samuel Benchimol, no São José, e da DDZ Leste 2 será na Escola Municipal Themistocles P. Gadelha, às 14h. E para encerrar, no dia 7, às 8h, a entrega será para os professores da DDZ Norte, na Escola Municipal Prof°. Sabá Raposo, no Monte das Oliveiras, às 8h.

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054