02/10/14 | 18:23
Professores da Escola Municipal Nelson Neto passam por formação de recursos tecnológicos

Professores da Escola Municipal Engenheiro Nelson Neto participaram, na manhã desta quinta-feira, 02, da formação Recursos Tecnológicos na Sala de Aula, ministrada pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Segundo a diretora da unidade de ensino, Mary Jane Costa, a escola dispõe do Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, de lousas digitais e tablets, mas alguns professores ainda têm dificuldade de utilizar essas ferramentas em sala de aula.

“É nossa obrigação dar o melhor para a aprendizagem dos nossos alunos e hoje, o mundo respira tecnologia. Então, se a escola não está antenada, vai ficando para trás. Nossos alunos sabem usar todo tipo de mídia e se os professores não souberem, como vão chamar a atenção dos alunos, com lousa, livro? Então tem que ter recurso, pois quanto mais recursos mais atrairemos a atenção dos estudantes”, afirmou.

A oficina ensinou especificamente como utilizar o Portal Aprende Brasil, o notebook e o datashow. “Essa formação é uma das temáticas que a gerência de tecnologia trabalha nas escolas, para que os recursos possam ser utilizados pelos professores em sala de aula e possam facilitar a aprendizagem dos alunos. Nós estamos numa transição. Os professores que estão nas escolas não receberam uma formação para o uso das tecnologias então temos que intensificar isso, porque estamos trabalhando com uma geração conectada e temos que usar esse recurso”, explicou a Coordenadora Pedagógica da GTE, Nereida Bessa.

A professora Ellen da Silva já utiliza recursos tecnológicos e explica a melhoria do uso em sala de aula. “Uma aula com datashow, vídeos e fotos chamam mais atenção dos alunos, tendo melhor aprendizado, saem da rotina de lousa e caderno. Temos como produzir uma aula mais interessante”, falou.

Dificuldade

A Coordenadora do Telecentro na Escola Municipal Nelson Neto, Fabiana Said, diz que oficinas como esta são importantes para estimular os professores a utilizarem os recursos tecnológicos disponíveis. Segundo ela, ainda existe resistência de boa parte dos profissionais do magistério quanto ao uso de softwares educacionais.

“Eu trabalho no Telecentro desde o ano passado e a gente vê a diferença que aulas com recursos tecnológicos fazem para os alunos. Eles se interessam muito mais,  participam muito mais e gostam muito”, observou.

 
Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054