30/04/15 | 13:00
Professores da DDZ Rural participam de Seminário de Socialização de Experiências em Alfabetização Matemática

Professores do 1º ao 3º ano da Divisão Distrital Zonal Rural (DDZ7), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta quinta-feira, 30, do Seminário de Socialização das Experiências Compartilhadas na Formação Continuada em Alfabetização Matemática, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O encontro aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

A apresentação dos trabalhos, desenvolvidos pelos professores alfabetizadores e que são usados em sala de aula com os alunos, foi o encerramento do seminário em Matemática que aconteceu simultaneamente em seis DDZs no último sábado, 25.

O Pnaic é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Segundo a coordenadora local do Pnaic, Regeane Ramos Chaves, o trabalho da Divisão Rural tem um diferencial por conta da logística e da realidade vivida pelos alunos.

“As formações do Pnaic acontecem em três pólos, no Rio Negro, no Rio Amazonas e na zona rodoviária. A DDZ Rural tem um diferencial por conta da realidade em que eles vivem, o trabalho é adequado para que eles se sintam a vontade e que atenda suas especificidades, pois são trabalhadas escolas indígenas, além de outras culturas. Pode-se perceber pelo trabalho que eles apresentam que são usadas sementes, entre outros materiais do campo, uma beleza diferente”, informou.

Para a professora Moacina Moreira, da Escola Municipal São Sebastião 2, no Rio Negro, a formação do Pnaic levou um suporte maior para melhorar a qualidade das aulas.

“A formação do Pnaic trouxe o suporte que não tínhamos, principalmente quando o trabalho é realizado em turmas multiseriadas, como no meu caso, que tenho alunos do 1º, 2º e 3º ano na mesma turma. Neste caso se precisa de alternativas, pois não dá para se manter apenas com o livro didático. E a formação do Pnaic veio trazer essas alternativas, novas formas de leitura, formas de alfabetizar, como usar os jogos pedagogicamente e aproveitar a alegria das crianças. Nós conseguíamos obter sucesso com o nosso trabalho, mas não era o esperado, agora podemos ver uma melhora significativa com nossos alunos”, informou.

O terceiro ano de formação do Pnaic, com a disciplina de Ciências, deve começar no segundo semestre deste ano.

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054