03/03/17 | 9:03
Professor Doutor da Unesp ministra oficina de avaliações em grande escala para assessores e formadores da Semed

Oficina da DAM. DDPM. Fotos Cleomir Santos 02Assessores pedagógicos da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) e da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação  (Semed), participam até esta sexta-feira, 3/3, da Oficina Elaboração de Itens com o professor Doutor da Universidade Estadual Paulista  (Unesp), Nelson Pirola. Os encontros, que acontecem na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), têm o objetivo promover formação e discussões sobre itens de elaboração e revisão de avaliações em grande escala.

Segundo a chefe da DAM, Núbia Breves, a oficina tem o objetivo de aprofundar o conhecimento dos assessores da DAM e DDPM sobre itens de  elaboração e revisão de  avaliações externas, como Prova e Provinha Brasil, e interna como a Avaliação de Desenvolvimento do Estudante (ADE).

“Como  trabalhamos  com a elaboração e revisão destes itens, decidimos trazer uma pessoa com vasto conhecimento em avaliações para compartilhar informações da área. A ideia deste momento é aprimorar saberes e melhorar nosso fazer pedagógico na elaboração e revisão de avaliações de grande escala”, explicou.

Oficina da DAM. DDPM. Fotos Cleomir Santos 08Pirola participou da elaboração da Provinha Brasil, Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), sendo este último um avaliador do rendimento dos alunos dos cursos de graduação. Segundo o convidado, a secretaria demonstrou que se preocupa em preparar os docentes quanto a elaboração e revisão de avaliações internas e externas.

“Eu me deparei com professores que têm o conhecimento das matrizes e têm uma boa experiência na elaboração. Eu fiquei impressionado com a estrutura, com os professores da Semed e com trabalho que vem sendo realizado com alunos de Manaus”, declarou.

O professor destacou, ainda, que as avaliações são importantes porque mostram um diagnóstico da aprendizagem oferecida. Ele disse também que por meio dos exames é possível verificar onde é necessário o docente intervir e melhorar o plano de ação pedagógica.

Oficina da DAM. DDPM. Fotos Cleomir Santos 05“Avaliação é muito importante, porque tem o objetivo de enfocar a aprendizagem do aluno. Ela propicia um panorama, caminhos e diretrizes de como melhorar e levar o aluno para uma aprendizagem mais efetiva”, disse.

Na discussão, os assessores aprenderam a diferenciar os tipos de avaliação de larga escala, aprendizagem e o desempenho acadêmico; o estudo da taxonomia de Bloom, análise de matrizes de referência à luz da taxonomia bloom  e no final foram montados grupos para construção e revisão de itens.

Segundo a assessora da DAM, Nataliana Paiva, a oficina foi importante para embasar ainda mais o trabalho que vem sendo realizado na Semed e mostrar que estão no caminho certo.   “Uma coisa que me chamou bastante atenção foi a matriz de referência, taxonomia de bloom (que é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais) e, também, a relação entre operação mental e os tipos de conhecimentos”, disse.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054