21/10/13 | 16:19
Professor conquista duas medalhas de ouro em Miami no Jiu-Jítsu

O professor de educação física da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ronnie Melo, faixa preta 4º DAN, conquistou duas medalhas de ouro na categoria absoluto, no Miami Open de Jiu-Jítsu, realizado no último sábado, 19, em Miami/Flórida, organizado pela International Brazilian Jiu-Jítsu Federation (IBJJF).

Foi a primeira participação do lutador amazonense em competições internacionais. Para chegar ao pódio, o educador-atleta passou por um norte-americano, um porto-riquenho e três brasileiros, estes últimos radicados no país. As cinco lutas do brasileiro foram realizadas no Miami Dade College – Kendall Campus Florida, nos Estados Unidos.

Segundo Ronnie Melo, dos cinco combates, o mais difícil foi o último com brasileiro radicalizado em Miami, pela qualidade do adversário e experiência internacional do adversário.

“Minha grande dificuldade foi na última luta, onde eu estava até perdendo. Mas, quando ouvi o treinador dele dizer ‘faltam quarenta segundos’, dominei meu oponente e fiz um movimento em que consegui reverter a luta”, contou Ronnie.

Ronnie é coordenador do projeto pedagógico da Semed, “Aprender, Conviver e Lutar”, que beneficia mais de mil alunos do ensino fundamental na rede municipal de ensino integrando esporte e propostas pedagógicas de ensino. O professor de educação física diz que sua conquista servirá como espelho para as crianças que participam do projeto.

“Nosso objetivo é dar continuidade com as crianças e usar o esporte como ferramenta para que eles sigam em sua carreira profissional. Acho que posso ser um exemplo, escolhi o esporte e tenho minha vida profissional por meio do esporte. Os alunos podem ter a opção deles, sendo médicos, desportistas ou qualquer outra profissão. Hoje sou professor de educação física, trabalho na Semed, e quero que eles tenham no esporte, uma base profissional para ter oportunidades para vencer na vida como cidadãos”, relatou.

Pela primeira vez participando de uma competição internacional, Ronnie Melo teve a oportunidade de conquistar duas medalhas de ouro, além da experiência na disputa com outros lutadores acostumados em eventos desta natureza.

“É muito importante esse intercâmbio, porque valoriza nosso trabalho. É importante conhecer novas pessoas, fazer novas amizades, conhecer novos estilos de lutas. A ideia é levar essas informações aos nossos alunos sobre essa experiência vivida que tive lá”, finalizou o professor.