17/04/18 | 15:27
Primeiro encontro interinstitucional orienta gestores e assessores sobre uso de verbas federais de Conselho Escolares

Buscando orientar gestores e assessores de escolas municipais sobre o uso de verbas federais por meio dos Conselhos Escolares, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com Banco do Brasil, Receita Federal e Cartório RTD, realizou nesta terça-feira, 17/4, o Primeiro Encontro Interinstitucional,

O encontro, organizado pela Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), tem como finalidade promover a interação entre os órgãos externos e diretores de escolas, gerentes administrativos e assessores responsáveis pela administração das verbas federais recebidas por meio dos conselhos.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, participou do evento e destacou que o encontro é importante para incentivar o planejamento das unidades, para a aplicabilidade desses recursos “Muito se fala sobre as disponibilidades dos recursos da Educação e sobre a sobre as limitações deles, mas muitas vezes esbarramos na capacidade de geri, organizar e planejar essas verbas. É necessário estimular os conselhos escolares a se documentarem e serem verdadeiros sujeitos de controle social do uso desses recursos”.

O auditor da Receita Federal, Jansen Brito, foi um dos palestrantes e falou sobre a participação no encontro. “A receita federal veio trazer sua colaboração para apresentar algumas informações de interesses dessas entidades participantes dos conselhos, como procedimentos de cadastros e prestações de contas”.

Para o diretor da Escola Municipal Terezinha Moura Brasil, Raimundo da Silva Santos Junior, o encontro vai auxiliar na melhora da atuação tanto na escola, quanto no conselho. “Essas informações são importantes, principalmente para sabermos utilizar da melhor forma os recursos que recebemos por meio, por exemplo, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal”.

 

Texto: Luiz Eduardo Cruz

Fotos: Érica Marinho

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054