16/06/19 | 11:59
Primeiro Cmei com o título de ‘Escola Transformadora no Brasil’ lança o 3º ‘Puxirum’ com a participação de pais e responsáveis

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeiner, no SOS Aldeia, Alvorada 1, zona Centro-Oeste de Manaus, realizou neste domingo, 16/06, a 3ª edição do Puxirum, com o lançamento do livro ‘Criatividade’ e do brinquedo ‘Lagarta de Fogo’. Pais e responsáveis participaram do evento. O Cmei é a primeira unidade de Educação Infantil com o título de ‘Escola Transformadora no Brasil’.

O Puxirum é um nome de origem Tupi e significa mutirão, trabalho coletivo de um dia só. Que é o objetivo da unidade, reunir os pais e responsáveis em um dia de atividades educacionais junto aos filhos.

A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, também participou do domingo em família e agradeceu aos pais, responsáveis e professores pela dedicação em proporcionar uma educação de qualidade.

“Essa ação só veio comprovar que o engajamento familiar na educação é o segredo para que os alunos aprendam mais e melhor. Problemas, nós temos em todos os lugares, mas não podemos desistir, assim como não desistimos nos nossos desafios pessoais, precisamos encarar as adversidades como desafios a serem superados. E quando a comunidade escolar e a família se unem tudo é superado e alcançamos mais rápido o nosso objetivo, que é uma educação de qualidade”, comentou a secretária.

A unidade atende aproximadamente 532 alunos em turmas do Maternal 3 e 1º e 2º período. De acordo com a gestora, Zilene Trovão, os pais ou responsáveis são peças fundamentais na educação dos filhos, por isso as atividades são sempre aos finais de semana, para que todos participem.

“É necessário estreitar os laços com as famílias, por isso o Puxirum acontece sempre nos finais de semana, que é quando o pai ou o adulto de referência da criança está livre para participar das atividades na escola. É muito bom tê-los conosco, conhecendo e se tornando parceiros da escola”, comentou a gestora da unidade, Zilene Trovão.

Mais de 200 pais ou responsáveis participaram do Puxirum. A dona de casa, Eliana Albuquerque, mãe da pequena Esther Albuquerque, 3 anos, do maternal, disse que mudou a forma de educar a filha depois que começou a participar das atividades na escola.

“Essa escola me trouxe a realidade de como funciona uma boa educação. E hoje, em um domingo, estou feliz aqui e compartilhando a experiência que eu tive com os meus outros filhos, quando eu achava que a obrigação de educar e ensinar era só da professora, aqui tenho aprendido muito e estar com a criança na escola faz muita diferença na aprendizagem”, falou Eliana.

Lançamento
O livro ‘Criatividade’ é uma obra com mais de 300 páginas, que contam as experiências de várias escolas do Brasil. No livro, o Cmei tem um capítulo com 18 páginas e foi escrito pela gestora da unidade e pelas professoras Estela Nepomuceno e Lucianny Matias.

“Com esse livro, nós estamos disseminando a metodologia que utilizamos aqui no Hermann Gmeiner, reconhecendo o nosso espaço onde podemos trabalhar com a natureza, aproveitando tudo o que nos rodeia, realizando atividades com galhos, folhas, areias e sementes”, explicou Lucianny.

Em julho as autoras participarão de um Seminário em Brasília das Escolas Transformadoras e mostrarão a obra.

Inauguração
O brinquedo ‘Lagarta de Fogo’ foi idealizado pelas crianças e pais do 1º período, por meio de assembleias, momento em que todos opinavam sobre a criação do espaço.

“As quatro turmas se uniram para a criação desse brinquedo, porque precisávamos de um espaço de lazer no nosso entorno. Quando conversamos com os pais, todos apoiaram a nossa ideia e começamos a projetar o brinquedo que tem tubos e escadas”, falou a professora, Claudiane Souza.

Texto: Érica Marinho
Fotos: Érica Marinho/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054