19/07/19 | 14:39
Primeira formatura de 2019 do Programa Ampliando Horizontes reúne 27 alunos

A primeira formatura de 2019 do Programa Ampliando Horizontes (PAH) da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) foi realizada na noite desta quinta-feira, 18/07, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). No total, 27 estudantes participaram da formatura, 13 do curso de língua espanhola e 14 de língua inglesa.

A cerimônia contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre formandos, familiares e convidados. Após a fala das autoridades e a entrega dos certificados, foram exibidos vídeos em homenagem aos professores e alunos.

Na abertura do evento, a subsecretaria de  Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, destacou a competência dos professores envolvidos no Programa, a importância que o projeto tem para rede municipal de ensino e para vida das pessoas que participam.

“Este programa é um orgulho para Secretaria Municipal de Educação e  faz parte da politica de valorização do profissional da educação, voltado não só para nossos servidores, mas também para seus   cônjuges. Por isso,  que o nome é Programa é Ampliando Horizonte, porque essa politica é abrangente,  não beneficia só os nossos educadores, mas também quem está em volta deles”, afirmou.

O Programa Ampliando Horizontes (PAH)  visa oportunizar a valorização e qualificação profissional aos servidores da rede municipal de ensino, bem como de seus dependentes, com aulas de Língua Inglesa e Espanhola gratuitamente durante o período de três anos a cada curso.

Trajetória
Os  finalistas começaram a estudar no  segundo semestre de 2017. Com aprendizado os formandos conseguiram desenvolver habilidades comunicativas das línguas (ouvir, falar, ler e escrever), de modo a poder atuar em situações diversas.

“Os alunos estão saindo com nível intermediário. Eles poderão utilizar, por exemplo, para se comunicar com pessoas de outras nacionalidades quando viajar para outros países,  para pleitear uma vaga de  mestrado e doutorado, ou seja, estão saindo extremamente capacitados. E por isso, toda equipe de professores está extremamente feliz e com o sentimento de dever cumprido após o trabalho e comprometimento que tivemos ao longo desses três anos e com esse resultado final”, explicou Suellen Gomes, coordenadora do programa.

Segundo  Rogério Siqueira Cavalcante, finalista do curso de inglês, filho de uma servidora e formado na área da informática, o aprendizado adquirido no curso só potencializado suas atividades profissionais.

“Hoje o curso já ajuda no meu dia a dia em reuniões de trabalho onde toda conversa é  em inglês. É logico que essa prática é um ponta pé inicial, mas pretendo dar voos mais altos, como participar de intercâmbios e aprimorar ainda mais a língua inglesa”, salientou.

Já para a servidora, a auxiliar administrativa, lotada na Gerência de Tecnologia Educacional da Semed , Hudy Sheila Menezes,  fazer o curso de espanhol  mesmo tempo foi a realização pessoal , alcançado com a   superação de muitos obstáculos.

“Eu abri mão de muitas coisas no decorrer desses três anos para concluir esse  curso, como deixar de lado  momentos em  família, a oportunidade de fazer outros cursos, enfim. Mas como sempre quis fazer curso de espanhol e vi a oportunidade de fazer na Semed abdiquei e fiz o sacrifício e graças a todo esse esforço conseguir concluir. Por isso, me considero uma vitoriosa  e estou muito feliz por chegar até fim do curso”, disse.

Programa
A  primeira turma do Programa se formou em 2013. De lá para cá, cerca de  500 alunos passaram  pelo Programa. Até 2013, o programa atendia apenas servidores da secretaria. Em 2014,  foi estendido para  cônjuges e filhos de servidores. O PAH procura proporcionar não apenas o curso de idiomas, mas também   contribui na  busca de sonhos que dependem do conhecimento de uma língua estrangeira e na   realização  profissional  das pessoas. E a novidade 2019 é que partir do segundo semestre  o Programa vai retornar as turmas de conversação para alunos de língua inglesa, com a intenção de para aprimorar o idioma.

Sua metodologia busca construir uma competência pragmática, linguística e sociolinguística através de Projetos envolvendo aulas extracurriculares baseando-se em abordagens comunicativas e significativas.

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054