23/11/18 | 16:31
Primeira Exposição de Artes Plásticas Encantar-te apresenta obras de estudantes da rede municipal de ensino

Com a apresentação da releitura das obras de artistas consagrados, mundial e nacionalmente, como Van Gogh, Fraçois Millet, Romero Brito e Simone Santos, aconteceu a 1ª Exposição de Artes Plásticas Encantar-te, nesta sexta-feira, 23/11, no hall da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Resultado da parceria entre as Escolas Municipais Antônio Mattias Fernandes e de Educação Integral Sergio Pessoa de Figueiredo, a exposição reuniu um total de 31 obras de estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental das duas unidades de ensino e dos artistas pesquisados.

 O objetivo da ação é permitir que o aluno compreenda e identifique a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, inclusive na cultura local, a fim de que seja capaz de respeitar e valorizar as produções artísticas presentes nos diversos espaços culturais de Manaus.

 A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, acompanhou de perto o resultado das obras dos alunos que fazem parte do projeto e notou o aprendizado obtido com a pesquisa sobre os artistas das telas apresentadas.  

“Para nós, o projeto Encantar-te tem um significado muito especial. Quando cheguei à Semed, um dos primeiros presentes que recebi foi participar de uma das mostras do projeto. Conheci as coordenadoras e todo o esforço de transformar vidas por meio da arte”, comentou.

Para chefe da Divisão Distrital Zonal Sul (DDZ Sul), Jecicleide Nascimento, o projeto não tem apenas um valor pedagógico, mas agrega outros conceitos que vão ajudar os alunos além do espaço escolar.

 “Tem um objetivo de cunho social, pessoal e pedagógico, de transformar as vidas dos alunos através da dança, poesia, música, teatro e pintura. Estamos cumprindo com o nosso papel, e a escola também de mostrar que esses alunos são capazes de criar coisas importantes e voltadas para nossa cultura”, finalizou.

 

Projeto

 

Oriundo da Escola Municipal Antônio Mattias Fernandes, bairro da União, o Projeto Encantar-te já existe há 11 anos, envolvendo artes plásticas, musica instrumental, recital de poesias, leitura de obras e dança.

Segundo a coordenadora do Encantar-te, Dacirlene Lamego, o projeto é uma oportunidade excelente dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental mostrarem a releitura das obras de artistas famosos como Van Gogh, Fraçois Millet, Romero Brito, Simone Santos e Paulo Cecato.

“Esse espaço de fazer a exposição representa um avanço muito grande no projeto, porque envolveu os pais dos alunos e muita disciplina. A partir dessa releitura, eles mesmos se expressaram na produção das telas, uma vez que a arte é a comunicação do mundo interior do artista com a realidade externa”, comentou.

A professora Sângely Lima Leão, da Escola Municipal de Educação Integral Sergio Pessoa de Figueiredo, bairro Presidente Vargas, levou 18 alunos do 1º ao 5º ano para apresentar as obras do pintor Romero Brito. Para ela, a exposição proporcionou a oportunidade dos estudantes mostrarem o trabalho que é realizado na escola com projeto “É o bicho”, com ênfase no empreendedorismo.

“Foi desenvolvido e adaptado à realidade da nossa escola, dentro do empreendedorismo. Os alunos aprenderam essas atividades por meio dessas obras, a questão das formas geométricas, as cores e como fazer a arte”, contou.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054