16/08/17 | 15:02
Prestação de Contas das escolas da rede municipal agora será online

Para facilitar, agilizar, modernizar e tornar mais transparente a gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a prestação de contas das escolas da rede municipal passará a ser feita pelo Sistema de Acompanhamentos de Contratos (Siacon), que poderá ser preenchido em qualquer computador ou celular com internet.

Gestores das unidades educacionais da prefeitura já estão recebendo orientações práticas dos assessores da Gerência de Análise e Prestação de Contas (Gapc). Ao todo, cerca de 100 gestores devem passar pelo curso, que vai até o próximo dia 24 e está acontecendo na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), que fica no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus.

Além de informar de que forma estão sendo investidos os recursos recebidos do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a plataforma também evitará o uso excessivo de papel ofício e que algum documento seja extraviado, visto que todas as informações estarão no sistema, que também calculará tudo o que foi gasto na unidade.

Ao gestor escolar caberá apenas alimentar o sistema, informando em que está sendo aplicada a verba do recurso. “Muitos diretores ainda ficam inseguros com as planilhas de cálculos. Nessa plataforma só é necessário informar em que está sendo usada a verba, com nota fiscal ou comprovante do débito”, explicou assessor da Gapc, José Milton. A plataforma começará a ser utilizada após todos os gestores participarem da oficina, momento em que será criado login e senha para utilização da ferramenta.

Para Liliane Corrêa, gestora da Escola Municipal Professor Sérgio Augusto Pará Bittencourt, do bairro Terra Nova, zona Norte da cidade, a praticidade na entrega da prestação de contas é algo que vai ajudar bastante. Segundo ela, antes era necessário organizar vários papéis e com o sistema online o assessor da DDZ poderá acompanhar em tempo real a movimentação da prestação de contas. “Nós temos muitas atividades fora da escola e, com a plataforma, eu posso fazer a prestação de contas pelo computador e até pelo celular. Isso vai facilitar muito para gente, além de diminuir uso de papel”, disse.

 

Texto: Érica Marinho / Semed

Fotos: Lton Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054