26/04/12 | 16:21
Prêmio Construindo a Nação

Projetos e trabalhos pedagógicos de cinco escolas da rede municipal de ensino e a Divisão Regional Educacional (DRE) I na categoria empresa foram as vencedoras na 6ª Edição Regional do “Prêmio Construindo a Nação”. A solenidade de premiação aconteceu na tarde desta quarta-feira, (25), no espaço de eventos do Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria-SESI-AM, Zona Leste de Manaus.

O objetivo do evento é reconhecer e premiar instituições privadas e públicas cujos projetos agregam valores cidadãos e educacionais voltados para a melhoria da sociedade.

Nesta edição foram inscritas 52 organizações, dentre escolas municipais, estaduais e empresas que investem em projetos sociais, no qual 31 destas entregaram projetos com base nos critérios de participação.

Dentre os convidados participaram do evento o Subsecretário de Gestão Educacional, Suames Maciel e a equipe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed que representaram a Secretaria na premiação.

A abertura contou com as palavras da Gerente da Unidade 02 do SESI, a professora Lizette Coelho, que destacou a importância da premiação.

“Este evento é uma realização direta de todos os envolvidos, a participação dos educadores, alunos, pais e líderes comunitários, transformam esse evento em uma realidade”, enfatizou.

Lizette explicou também que os projetos participantes contemplam a cidadania, e as ações estimulam e sensibilizam a mentalidade cidadã, principalmente por fomentar os valores e a preservação da região.

A chefe da DAM, Núbia Breves, destacou a importância da premiação como uma iniciativa louvável.

“É uma oportunidade para as escolas da rede municipal colocar em evidência seus projetos voltados à cidadania, para ter assim uma maior visibilidade”, explicou.

A participação dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Hermann Gmeiner foi um dos pontos altos do evento, com a apresentação da música dramatizada “Construindo um planeta melhor”, um momento que levantou aplausos dos convidados.

A Secretaria Municipal de Educação ganhou em três categorias:

1º Lugar – Categoria Educação Infantil – CMEI Hermann Gmeiner

2º Lugar – Categoria Educação Infantil –  CMEI Graciliano Ramos

3º Lugar – Categoria Educação Infantil –  CMEI Blandino José Ribeiro

 

1º Lugar- Categoria Ensino Fundamental – Escola Mul. Santo Agostinho

 

1º Lugar Educação de Jovens e Adultos – CEMEJA Samuel Isaac Benchimol

 

2º Lugar- Empresas – Divisão Regional de Educação-II (DRE I)

A Semed parabeniza todos os méritos alcançados por cada educador, aluno e pais que contribuíram e abrilhantaram a participação nesta edição do Prêmio Construindo a Nação.

 

Projeto Construindo a Nação

O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas. Criado em 2000 o Prêmio durante cinco anos teve a participação de cerca de 650 mil alunos no Estado de São Paulo.