30/07/12 | 17:51
Premiação geral da XV Municipíadas

As escolas municipais campeãs por modalidade, categoria e naipes participaram na manhã desta segunda-feira, 30, da solenidade de premiação geral da XV Municipíadas – 2012, com o tema “A escola na construção da cidadania”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Cinquenta e nove unidades educacionais do município foram premiadas com troféus e medalhas. A Municipíadas é uma realização da Semed e visa promover o desporto educacional, apoiando as práticas esportivas como instrumento pedagógico.

A Municipíadas 2012 foi realizada em duas fases. A classificatória teve jogos das escolas dentro das Divisões Regionais Educacionais (DREs) da Secretaria, por modalidades e categorias, de abril a maio, sendo que os campeões passaram para a fase final do evento, disputado de 14 a 22 de junho.

O coordenador técnico da competição, Professor João Carlos, define como positiva a realização do evento, que teve crescimento no número de alunos e escolas, além da importância da participação de todos em prol do desporto municipal.

“Esse ano a Municipíadas teve uma evolução muito grande. O trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de três anos dá um impulso maior ao esporte na rede. Nós tivemos o apoio do Secretário em relação aos espaços físicos, material e transporte que foi concedido aos participantes. Ano passado tivemos três mil alunos e 116 escolas, já esse ano os números são favoráveis em mais de quatro mil estudantes e 124 escolas do município”, concluiu.

Destaque

A Escola Municipal João Paulo II, bairro Puraquequara, Zona Rural, foi a grande campeã na classificação geral da XV Municipíadas. Em 2010 a unidade educacional ficou em 5º lugar, mas esse ano conseguiu superar as dificuldades e obstáculos e pela primeira vez conquistou o topo da colocação. No total 140 alunos do 5º ao 9º ano, nas modalidades de judô, natação, tênis de mesa, xadrez, jogos eletrônicos e futebol de campo, no masculino e feminino disputaram os jogos.

“Nós tivemos o apoio total da equipe da escola, tanto do pedagogo quanto da diretora. Participamos de todas as modalidades individuais, onde os educadores estavam lá para incentivar os alunos. Isso foi bom e fez com que os trabalhos dos professores rendessem e aparecessem ainda mais. A gente ensina os estudantes que a competição não é o fim e sim o meio, mas fundamental é participar e oferecer o máximo nos jogos.  Disputando, a criança vai entender que esse esforço também será útil em suas vidas e nos estudos”, finalizou.

Campeã na classificação geral ano passado, a Escola Municipal Aristóphanes Bezerra de Castro, bairro Aliança com Deus, Zona Leste, esse ano ficou na segunda colocação da Municipíadas, com a participação de 135 alunos no handebol, atletismo, natação, tênis de mesa e futsal, no mirim, infantil e juvenil, no masculino e feminino

“Nós temos tentado colocar na vida dos meninos que são de periferia uma alegria. Em relação ao desempenho escolar dos alunos tem melhorado e agora nós vamos levar algo a mais nas vitórias que conquistarmos no esporte, principalmente na vida deles como cidadãos”, reiterou.

Números

No total 124 escolas da rede municipal de ensino de todas as zonas geográficas participaram da competição. Mais de quatro mil alunos do 5º ao 9º ano. Os jogos foram realizados no masculino e feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil. As disputas ocorreram nas modalidades de futsal, futebol, voleibol, judô, handebol, queimada, natação, xadrez, atletismo tênis de mesa e jogos eletrônicos, nos Centros de Esporte e Lazer (CEL) D. Pedro, Ninimbergue Guerra, Santo Antônio e Vila Olímpica de Manaus.