01/08/11 | 13:59
Premiação de Painéis

Para reconhecer o empenho das escolas municipais na construção dos painéis, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nessa sexta-feira, (29), a 1° Premiação dos Painéis das Escolas. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, Subsecretários Municipais de Educação, gerentes, chefes distritais, além de pais, alunos e professores.

Além da premiação e entrega de certificados, a programação contou ainda com atrações musicais e culturais que emocionaram o público presente, dentre eles: Coral do CMEI Cláudio Dalbon, Coral e Grupo de Teatro da EMEF Santa Rita de Cássia, Canto Nheengatu da EMEF Luiz Jorge da Silva com o Coral “O Coração da Floresta” e o Balé do CMAE Nelson Neto com a música “A Paz” que se tornou o hino da Construção dos Painéis nas Escolas.

O Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, destacou que o painel é uma ferramenta de trabalho administrativo e pedagógico. “Esse momento é uma oportunidade de mostrar o trabalho das escolas que participaram da construção dos painéis. O painel é uma ferramenta de trabalho mais administrativo que pedagógico, pois, mostra à sociedade, aos pais, aos professores e aos próprios alunos, a prestação de contas do trabalho realizado, os índices de rendimento, o desenvolvimento das atividades e a apresentação da escola com originalidade e criatividade”, afirmou o Secretário.

De acordo com a Coordenadora dos Painéis, Sônia Serrão, 476 escolas da rede municipal participaram da construção dos painéis, sendo que cada DRE selecionou 10 unidades para participar da a avaliação da comissão avaliadora.

“Visitamos as 70 escolas selecionadas pelas DRE´s avaliando vários critérios, sendo bastante cuidadosos em nosso julgamento. Dessa seleção foi escolhida uma escola de cada DRE na categoria Destaque e uma na categoria Originalidade.
Todos os anos, as escolas vão atualizar os dados em seus painéis e pretendemos continuar a premiação nos próximos anos”, concluiu a coordenadora.

A gestora da EMEF Santa Rita de Cássia (Riacho Doce, Zona Norte), Eliane Brandão , da DRE IV, vencedora na Categoria Originalidade, afirmou que o trabalho em equipe foi fundamental para o resultado positivo do trabalho.

“Os professores realmente abraçaram a ideia juntamente com a direção da escola e tivemos esse resultado maravilhoso em uma experiência nova e gratificante. Com o painel serviu para nos mostrar a realidade  de nossa escola e nos mostrar que medidas tomar para melhorar os pontos negativos”, disse a gestora.

Em sua apresentação, a equipe da EMEF Santa Rita de Cássia com o seu Grupo de Teatro mostrou de forma engraçada e criativa os dados de seu painel utilizando as Histórias do Conto de Fadas e as Fábulas Infantis (Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida e os 7 Anões e outros).

Já na Categoria Destaque, uma das vencedoras da DRE V, EMEF Leonor Uchoa de Amorim São José I), representada pela gestora Ilenilda de Araújo, ressaltou a importância da coletividade na construção do painel. “Todos os participantes (professores, alunos e comunitários) deram a sua contribuição, montaram o layout e confeccionaram o painel. Agora, podemos olhar para o painel e verificar de que forma poderemos melhorar ainda mais”, salientou a gestora.

O painel da escola é um instrumento de gestão que possibilita a viabilização global da escola a partir de um conjunto de dados que propiciam o conhecimento do passado, a análise do presente e a definição de metas para o futuro.

Os vencedores ganharam diplomas, placas, impressora multifuncional (Categoria Originalidade) e Data Show (Categoria Destaque).

Premiação

Categoria Originalidade

DRE I

EMEF Osvaldo Sobreira

DRE II

EMEF Elvira Borges

DRE III

CMEI Rita Etelvina Mourão

DRE IV

EMEF Santa Rita de Cássia

DRE V

CMEI Abelhinha

DRE VI

EMEF Nossa Senhora Aparecida

DRE VII

EMEF Solange Nascimento

Categoria Destaque

DRE I

EMEF Osvaldo Sobreira

DRE II

EMEF Cândido Honório

DRE III

EMEF Francisco Pinheiro

DRE IV

EMEF Antônia Alexandrina

DRE V

EMEF Leonor Uchoa de Amorim

DRE VI

EMEF Nossa Senhora Aparecida

DRE VII

EMEF Luiz Jorge da Silva