04/09/12 | 22:29
Premiação da Gincana de História e Geografia do Amazonas

O evento foi estimulante e animador para todos que estavam presentes, alunos envaidecidos e empolgados com perguntas múltiplas mostraram o quanto sabiam a respeito da sua região.

Com intuito de difundir o conhecimento acerca da cultura do Estado do Amazonas a Divisão de Ensino Fundamental – DEF realizou na última sexta-feira, (31), a fase conclusiva da Gincana de História e Geografia. O evento aconteceu no anfiteatro do Parque do Mindú no bairro Parque Dez, zona centro-sul da cidade. Neste último momento, foi realizada uma triagem de todos os vencedores, nas suas respectivas Divisões Regionais Educacionais (DREs). Prestigiaram o evento alunos, professores, assessores de todas as DREs e o Subsecretário de Gestão Educacional, Suames Maciel.

Nesta fase final, participaram 28 alunos do 6º ao 7º ano de 7 escolas da rede de ensino. Cada grupo representava sua respectiva DRE.

O verde do local compôs o cenário perfeito para um evento que tem como foco as diversidades de Manaus e do Amazonas. Cada escola levou sua torcida, que coloriu o anfiteatro com faixas e adereços da capital. Cada equipe era representada por uma cor. Além da beleza, as torcidas fizeram muito barulho. De longe era possível ouvir o alto som.

Segundo a Chefa da Divisão Ensino Fundamental – DEF, Marcionilia Bessa, a gincana está na sua terceira edição, ou seja, começou em 2010 e tem como foco principal resgatar a cultura e assuntos relacionados à cidade de Manaus e o estado do Amazonas.

“Esta fase da gincana, assim como as outras, vem fortalecer e favorecer a aprendizagem dos alunos de forma diferenciada e lúdica, fazendo com que os  mesmos respeitem e conheçam a sua cidade, seu bairro e o seu estado. Eventos como esse são importantes, pois fazem com que os discentes tenham amor pela região em que moram. Eu só posso amar aquilo que conheço. Portanto, devemos conhecer para amar”, salientou a chefa.

Segundo o Subsecretário de Gestão Educacional, Suames Maciel, os alunos que  participaram da fase final da gincana já poderiam se considerar vencedores, pois  com o aprendizado deles a Semed, também, é campeã.

“Para que a gincana acontecesse, houve um trabalho intenso, porém gratificante. Esta gincana vai suscitar nos alunos da rede a aprendizagem, a valorização e o respeito pela própria cultura. Esse é o principal objetivo da Semed, formar cidadãos críticos, dignos e principalmente conhecedores de sua cultura. Isso é interessante”, afirmou o Subsecretário.

Para o professor de História da Escola campeã Vicente Cruz, Leandro Souza, esse título foi alcançado através de um trabalho árduo e disciplinar.

“Essa vitória não foi somente da escola, mas sim de todas as pessoas que se empenharam. Professores, pais e principalmente os discentes que estudaram muito. Os alunos se encarregaram de estudar o conteúdo que passamos. Nos preocupamos em prepará-los e capacitá-los para as possíveis dificuldades. E, devo ressaltar, que teve algumas. Parabéns a todos que se empenharam nesse processo de determinação” relatou o professor.

“Adoro geografia e história do Amazonas. O objetivo de estar participando desde encontro é aprender e aprimorar o que já sei sobre a minha região. Fico feliz de saber que o meu esforço não foi em vão e que eu, junto com meus amigos, conseguimos efetivar o nosso propósito, que era ser campeã. Isso é muito gratificante”, afirmou o aluno do 6° ano, Marcos Paulo, 11.

Saiba um pouco mais sobre a Gincana

A I fase se deu nas escolas com objetivo de definir uma equipe formada por 4 integrantes, sendo dois alunos do 6º ano e dois do 7º ano. A equipe vencedora desta fase ficou responsável por representar sua escola na II fase.

A II fase foi organizada pelas DREs. Neste momento, parciparam alunos e equipes vencedoras da primeira fase.

Já a III e última fase da Gincana de História e Geografia foi o encerramento de um  trabalho  que começou em março deste ano. Nessa última fase, assim como nas outras, as escolas fizeram apresentações culturais envolvendo personalidades ilustres de nossa terra com danças, rituais, poemas dentre outros.

Escolas envolvidas

Escola Municipal Francisca Pereira de Araujo (DRE  I),  Escola Municipal São Pedro (DRE II), Escola Municipal Vicente Cruz (DRE III), Escola Municipal Raimunda Botinelly (DRE IV), Escola Municipal Aristóteles Conte de Alencar (DRE V), Escola Municipal Maria Auxiliadora Contes de Azevedo e a Escola Municipal São João (DRE VII) que foi a campeã da fase final do ano passado.