02/06/12 | 11:01
Premiação da aluna Lorena Cardoso, terceira colocada no concurso de cartas dos Correios

A ginasta Jade Barbosa, da equipe olímpica brasileira, que disputará os Jogos Olímpicos em Londres, 2012, deu sorte e foi a grande inspiração das alunas da rede municipal de ensino que participaram da fase Estadual do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens.

A aluna do 5º ano, Lorena Cardoso de Freitas, 10, do turno matutino da Escola Municipal Paula Frassinetti, bairro da Glória, Zona Oeste da cidade, ficou em terceiro lugar com sua carta destinada à atleta que é uma referência do país, na modalidade. A primeira colocada, a aluna do 9º ano, Yasmim Souza Santana, 14, da Escola Municipal Alfredo Linhares, também se inspirou em Jade Barbosa.

A premiação de Lorena Cardoso ocorreu na última terça-feira, (29), no auditório da própria unidade educacional, com a participação de professores, representantes da Agência dos Correios Amazonas, alunos e convidados. A estudante, pela sua posição no concurso ganhou um aparelho celular e um aparelho de CD. A Escola Municipal Paula Frassinetti, também foi premiada com uma impressora a laser.

“O Correio está inserido no processo educacional do povo brasileiro. A instituição tem investido no esporte, na educação e consequentemente na área da saúde. Esse ano tivemos um avanço na participação das cartas em torno de 20% a 30% em todo o Amazonas. A Lorena superou muitos alunos acima da idade e de seu grau de ensino, por isso está de parabéns pela conquista”, completou.

Lorena de Freitas, explica como foi difícil escrever para sua homenageada e ainda sobre as pesquisas que fez para saber mais sobre sua personagem que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos, em Londres, este ano.

“Foi muito bom escolher a atleta, porque gostei da história dela e de suas várias apresentações como ginasta. Tive que repetir muitas vezes meu texto. Estava nervosa e fiz uns sete rascunhos até chegar à carta perfeita para concorrer ao concurso. Fiz uma pesquisa grande sobre ela (Jade) e vi que mesmo com a morte da mãe ela não se abateu e conseguiu vencer na vida”, explicou.

A Professora Egley Nascimento da Silva, disse que a seletiva realizada na escola teve a participação de 54 alunos, mas somente duas foram selecionadas para o concurso de cartas na etapa Estadual.

“Para nós o terceiro lugar da Lorena é fantástico. Ela concorreu com alunos de séries mais avançadas, com mais idade, que já tem uma maturidade maior. Conseguir esse destaque entre esses alunos representa algo de muito bom. Tudo isso é fruto de meu trabalho, enquanto educadora do quinto ano, mas que começou alguns aninhos aqui nesse espaço escolar. Nós só temos a valorizar e em nenhum momento entendemos que a terceira posição seja menos importante. Tomara que isso sirva para ela (Lorena) e para os outros alunos como incentivo e motivação nos estudos”, reiterou.