28/05/20 | 18:49
Prefeitura, Ufam e UEA realizam encontros literários destinados aos educadores durante quarentena

Com a proposta de promover o encontro de professores e escritores e proporcionar uma troca de experiências sobre o mundo e a realidade que vivemos, por meio da literatura, durante a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Manaus, em uma atividade coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com as universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA), realizam o projeto “Sensações e sabores literários na Quarentena”, idealizado pelas professoras da rede municipal de ensino,  Adria Santos e Hercilaine Oliveira.

Os encontros literários virtuais irão ocorrer a partir desta sexta-feira, 29/5, seguido dos dias 5, 12, 19 e 26/6, por meio da Gerência de Formação Continuada (DDPM), da Semed, com convidados especialistas e doutores na área da educação e literatura. Os encontros serão transmitidos pela internet, a partir das 19h. Os interessados em participar do bate-papo literário deverão acessar a plataforma do Google Meet, pelo link https://meet.google.com/qug-syix-mah.

Segundo Adria, os encontros vão ser dinâmicos e interativos. “A dinâmica será assim: o convidado abre o encontro trabalhando a temática, mas se o professor (da rede) se sentir motivado e tiver uma temática que case com a proposta central do encontro, ele pode declamar e cantar nesse momento, por exemplo. Então, embora os encontros tenham um caráter formativo, o que a gente quer é que os professores se sintam à vontade em participar e, de forma geral, possam falar sobre suas expectativas e como estão trabalhando nesse momento, ou seja, a ideia é aliviar um pouco a tensão deles, com um momento de descontração”, explicou.

Encontros
A cada encontro haverá um convidado especial e o primeiro será o professor e psicólogo Sérgio Freire, que irá trabalhar  a questão do estado emocional dos educadores nesse momento e como a literatura pode ajudar nesse processo.

Nos próximos eventos, de acordo com as organizadoras, haverá participação de professores da UEA e de universidades da França e Portugal, ambos com formação na área de Literatura.

Durante os encontros literários virtuais haverá debates, conversas, com a intenção de ampliar o universo da leitura e promover a troca de experiências entre os educadores da rede, de forma dinâmica, interativa e em tempo real.

De acordo com a gerente de Formação Continuada da Semed, Roseane de Freitas, diante dos novos desafios enfrentados pelos educadores da rede a ação só vem a contribuir no aspecto cognitivo e emocional deles.

“A Semed acredita que educação não se trata só de repasse de conteúdo, mas que também existem sujeitos ali envolvidos nisso, que têm emoções e sensibilidades. E acreditamos que a literatura e a poesia podem ser, sim, instrumentos para dar ao professor ferramentas cognitivas e emocionais, tanto para esse momento de pandemia quanto com seus alunos no retorno às aulas. Por isso, essa ação é tão importante “, reforçou.

— — —

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Divulgação / Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação