27/08/18 | 9:14
Prefeitura reúne 250 pessoas na 4ª edição da Pedalada e Caminhada da Inclusão

A Prefeitura de Manaus reuniu cerca de 250 pessoas na tarde deste sábado, 25/8, para participar da 4ª edição da Pedalada e Caminhada da Inclusão, atividade que faz parte dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), realizados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e que este ano está envolvendo aproximadamente três mil alunos da Educação Especial em atividades esportivas adaptadas aos deficientes físicos e intelectuais.

O objetivo da Pedalada e Caminhada foi chamar a atenção da sociedade para inclusão e o respeito à pessoa com deficiência, além de integrar essas pessoas ao meio social em que vivem. O evento contou, ainda, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), Limpeza (Semulsp), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e Associação de Pais e Amigos  dos Excepcionais (Apae).

A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, esteve presente, acompanhada do subsecretário de Infraestrutura e Logística, Darcelo Cavalcante, e participou do aquecimento, com uma aula de zumba e da caminhada. Ela falou da importância do Jaavas no desenvolvimento dessas crianças, adolescentes e jovens atendidos pela Semed, e ressaltou que os jogos são considerados pelo Comitê Paralímpico o maior evento esportivo adaptado do país.

“Todos nós da Semed temos aprendido muito com as crianças da Educação Especial, a inclusão faz parte da nossa realidade e o Jaavas é um evento grandioso de conscientização social, considerado pelo comitê Paralímpico o maior evento organizado por uma rede pública de ensino. Então hoje é um dia muito feliz para todos da educação”.

A Semed tem, atualmente, cinco mil alunos com algum tipo de deficiência matriculados em 437 unidades de ensino, das 498 administradas pelo município, nas zonas urbanas e rural de Manaus. Os alunos estão matriculados em turmas regulares e atendidos nas salas de recursos das escolas e também na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, além de receberem atendimento multiprofissional de reabilitação no Centro Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo.

Pedalada e Caminhada

O percurso da atividade foi de três quilômetros. As crianças também se divertiram em uma pista de circuito montada com bambolês e cones e sob a supervisão dos voluntários que participam dos jogos. Para a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, a cada ano o evento é aguardado com ansiedade por pais e alunos. “A ação de hoje foi um sucesso, e a cada ano a gente vem tentando inovar nas competições e o público tem participado e incentivado os familiares a participar da competição”, disse.

Roseane Marques, mãe do Antônio Pedro Melo, 8 anos, aluno da classe especial da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, no bairro Da Paz, zona Centro-Oeste, acompanhou o filho cadeirante durante todo o percurso. Para ela, a ação é de extrema importância e faz com que a criança tenha uma vida igual a de qualquer outra. “Eu estou muito feliz, antigamente as crianças deficientes eram vistas com outros olhos, eram trancadas em casa e hoje a Semed proporciona momentos como esse, onde ele participa de competições junto com outros alunos, isso é muito bom”, afirmou Roseane.

 

Texto: Érica Marinho / Semed

Fotos: Marinho Ramos / Semcom

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054