11/04/13 | 13:51
Prefeitura reinaugura a Escola Municipal Francisca Pergentina

A Prefeitura de Manaus reinaugurou nesta quarta-feira (10) a Escola Municipal Prof.ª Francisca Pergentina da Silva, no Bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus. Esta é a segunda Unidade Educacional que oferece o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano entregue em menos que quatro meses de gestão. O prefeito Arhur Neto disse, durante a solenidade, que a reforma de escolas auxilia, inclusive, no crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na cidade.

“Essa escola me faz acreditar, cada vez mais, que podemos, sim, oferecer escola pública de qualidade e até superior que a escola privada. Quero que todos os nossos alunos tenham direitos iguais, com alimentação adequada, melhores professores, laboratório de ciência e tecnologia. Tenho certeza que veremos um grande salto no Ideb. Vamos jogar tudo nisso, porque educação é o futuro, é o desenvolvimento”, afirmou Arthur.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino, a escola estava sem aulas desde janeiro de 2012 e foi encontrada em ruínas pela nova gestão. Após uma visita e constatação de que o prédio deveria ser  completamente reformado, foram tomadas todas as providências para que as obras terminassem no inicio de abril e iniciar as obras imediatamente. “A escola estava sem telhado, com infiltrações nas paredes e completamente depredada”, disse o secretario.

A gestora da escola, Júlia Cunha, revelou que chegou a sofrer muita pressão dos pais de alunos para que o prédio voltasse a funcionar em condições adequadas. “A Comunidade escolar agradece pela iniciativa pelo compromisso evidenciado neste prédio tão bonito”, afirmou.

O aluno Rogger Santos, 12, do 6º ano ressaltou as expectativas com o novo ambiente. “Hoje é um dia de alegria para mim, estava muito ansioso pelo retorno das aulas. Acho que agora vou ter oportunidade de aprender mais rápido e melhor, pois agora a escola está mais ampla e preparada para receber os alunos” comentou o aluno.

O novo espaço contará com 18 salas de aula climatizadas, biblioteca, laboratório de ciências, refeitório, 16 banheiros e atenderá 1700 alunos em três turnos, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Gestão

Mais 16 creches estão em obra e a Semed pretende entregar mais três unidades, até maio deste ano. Além disso, 40 creches estão em processo de licitação e construção para serem entregues, ainda em 2013.  Expandir o acesso à educação em mais bairros foi mais uma ação da Semed, nesses primeiros cem dias de trabalho. O Empreendimento Viver Melhor, um conjunto habitacional que conta com 30 mil moradores, receberá seis creches, um Centro Municipal de Educação Infantil e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental.