24/01/11 | 16:51
Prefeitura recebe 11,6 toneladas de alimentos regionais

Manoel Vaz/SemcomA Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu, na manhã desta segunda-feira (24), no Porto da Manaus Moderna, 11,6 toneladas de produtos que serão destinados à merenda escolar da rede municipal de ensino.

Macaxeira, farinha de mandioca, abóbora, pimenta de cheiro e limão foram os produtos entregues pela Associação de Produtores Rurais do Assentamento Nazaré (Apran), localizada na Costa do Tabocal, zona Ribeirinha de Manaus. A ação atende à Lei nº 11.947/2009, do FNDE/MEC, que determina que 30% do total de recursos federais destinados à compra de gêneros da Alimentação Escolar sejam adquiridos da Agricultura Familiar.

De acordo com o presidente da Apran, Everaldo Dias, esta ação é de suma importância para as comunidades do interior, porque valoriza o produto regional e também gera emprego e renda às comunidades ribeirinhas. “Agradeço a Prefeitura de Manaus, pela oportunidade de vendermos nossos produtos”, enfatizou.

Para a agricultora Fátima Vitorino Duarte, esta iniciativa da compra de produtos produzidos pelos pequenos produtores rurais é muito importante. “Estamos muito felizes por estarmos vendendo nossos produtos, que antes até estragavam por falta de comprador” ressaltou. No total, são 40 famílias da comunidade que trabalham para produzir os alimentos adquiridos pela Prefeitura de Manaus.

A Semed firmou parceria com a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab), que forneceu o caminhão que transportou todos os alimentos para o Almoxarifado Central da Semed, que fica na avenida Torquato Tapajós. “Vamos fazer toda a análise da qualidade dos produtos e, logo em seguida, vamos encaminhá-los para os alunos. Há escolas em calendário especial e do Pró-Jovem, que estão em aulas no momento, e serão favorecidas por estes produtos”, destacou Leís Batista, gerente de Controle de Qualidade da Semed.

Leís explicou ainda que oito associações de produtores rurais estão cadastradas para vender produtos para a Prefeitura de Manaus. Em breve, será feita uma nova chamada pública para o cadastramento de outras associações. “A meta é fazer com que mais produtores rurais sejam beneficiados e possam fazer essa parceria com a Prefeitura de Manaus”.

Assessoria de Imprensa da Semed

Dante Graça