13/03/15 | 16:47
Prefeitura realizará 1° Seminário de Boas Práticas de Gestão Escolar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoverá o 1° Seminário de Boas Práticas de Gestão Escolar, que ocorrerá de 16 a 19 de março. O evento é em alusão ao Dia da Escola, celebrado no dia 15 deste mês, e contará com a participação dos mais de 500 diretores escolares da rede municipal de ensino.

De acordo com a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Ana Falcão, o evento servirá para a disseminação de boas práticas de gestão e a troca de experiência entre diretores de escolas. Ela destacou que foram consideradas as experiências dos educadores, que obtiveram crescimento nas variáveis críticas do Índice de Formação, Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS) das escolas, por Divisão Distrital Zonal (DDZ).

Além dos diretores escolares, participarão do evento os assessores pedagógicos, assessores de gestão, assessores do Instituto Ayrton Senna, assessores do Projeto de Expansão e Melhoramento Educativo da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) e técnicos dos departamentos da Semed.

Na oportunidade, cada uma das sete DDZs da Semed organizará seu seminário com a participação de três gestores, que tiveram destaque no IFC/RS da escola. Cada diretor fará seus relatos de experiência na área de gestão educacional, em dez minutos.

“É um momento de reconhecimento, valorização e visibilidade às boas práticas de gestão escolar. Teremos o relato de três gestores, que tem um trabalho bom em sua escola. Quando se fala em gestão escolar, se aborda todas as dimensões que implicam a gestão, seja pedagógica ou administrativa”, concluiu a subsecretaria de gestão educacional da Semed, Ana Falcão.

A diretora do Departamento Geral de Distritos (DEGD) da Semed, Lucy Meire Braga, afirmou que o seminário é uma forma dos diretores mostrarem os trabalhos desenvolvidos e, ao mesmo tempo, ajudarem os colegas a melhorar o trabalho dentro das unidades de ensino da rede. “Será uma oportunidade para que os educadores socializem suas práticas exitosas na modalidade de gestão escolar”, relatou.

Com um total de 73 escolas municipais, a Divisão Distrital Zonal Leste 2 (DDZ 6) da Semed, reunirá seus educadores no dia 18 de março, às 14h, no auditório da Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM). Para chefe da divisão, Socorro Duarte, o encontro vem socializar os bons resultados obtidos na escola.

“Na palestra dos nossos diretores, em seus relatos de experiência, eles vão destacar a recuperação dos alunos, que aumentou o índice de aprovação dentro da escola, a mobilização dos pais de forma bem presente nas reuniões e a metodologia dinâmica e lúdica para atrair atenção dos alunos em sala de aula”, completou.

O resultado do seminário, será a gravação de um DVD, que posteriormente será repassado as escolas para que tomem conhecimento de todas as práticas apresentadas pelos diretores nas palestras.

Calendário dos seminários:

DATA        DDZ                LOCAL                                 HORÁRIO

16/03         Sul                 Parque do Idoso                         8h

16/03         Oeste            Styllu’s Festas e Convenções        14h

17/03         Norte             Esc.Mul. Sabá Raposo                  8h

17/03         Centro-Sul     Esc. Mul Jarlece Zaranza              14h

18/03         Leste 1          Cemeja Prof. Samuel Benchimol    8h

18/03         Leste 2          Auditório da Adcam                      14h

19/03         Rural              Esc. Mul Maria Leide                    8h

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 98842-1188