20/05/19 | 18:05
Prefeitura realiza segunda semana da Pesquisa de Gestão de Clima Organizacional, na rede municipal de ensino

Os mais de 15 mil servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) têm até a próxima sexta-feira, 24/5, para responder as 41 perguntas da segunda semana da Pesquisa de Gestão de Clima Organizacional, promovida pela Prefeitura de Manaus. A primeira etapa foi realizada na semana passada e envolveu os funcionários de serviços gerais e terceirizados. Nesta segunda-feira, 20, foi a vez dos demais servidores, como gestores, professores, pedagogos, administrativos, entre outros. A pesquisa é desenvolvida pelo Instituto Aquila.

Para facilitar a participação de todos, os servidores poderão acessar os formulários por meios de links pelo celular ou computador em seus locais de lotação na rede municipal de ensino. A ação pretende, a partir das respostas, identificar fatores que influenciam positivamente no ambiente de trabalho, para tornar a rotina diária mais produtiva e satisfatória para o servidor. A meta de satisfação deste ano é alcançar 74% dos servidores. Em 2018, os resultados mostraram o índice de satisfação geral de 71,7% e 28,3% de insatisfação.

A pesquisa é dividida em cinco assuntos prioritários e em 14 fatores, baseados na Pirâmide de Maslow, método de análise que determina as condições necessárias para que cada ser humano atinja a sua satisfação pessoal e profissional.

O assessor técnico Jhones Silveira Filho, responsável pela pesquisa, informou que algumas ações realizadas ano passado com a participação dos servidores serão finalizadas este ano. Para ele, o trabalho traz melhorias ao servidor da rede de ensino como um todo.

“Agora estamos realizando em duas semanas. A pesquisa é exatamente para vermos aquilo que está trazendo insatisfação para as pessoas. Lembrando que em nenhum outro serviço público se faz um trabalho como esse, de saber a satisfação dos servidores”, concluiu.

Participando pela segunda vez, a master coach Cybele Monteiro, da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) da Semed, destacou a importância da participação dos servidores.

“Vejo que é um trabalho muito importante e valoroso, é um desafio grande, mas é algo que vai trazer muitos benefícios. A minha sugestão é que cada vez mais seja ampliado esse trabalho, pois já tivemos melhorias e reformas em algumas escolas e também na própria Semed”, observou.

Para Conceição da Silva de Aguiar, diretora da escola municipal José Carlos Martins Mestrinho, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, a exemplo do ano passado, a pesquisa é uma chance para que todos possam fazer parte do processo de mudanças em toda rede municipal.

“A pesquisa é muito importante, até para nós sabermos como os funcionários têm a visão de como está nossa secretaria. Desde o ano passado estamos participando, e vimos que teve uma grande contribuição para melhoria em vários pontos. Logicamente não são todos, mas esperamos contribuir como funcionário público na melhoria da educação”, finalizou.

— — —

Texto – Paulo Rogério / Semed
Fotos – Cleomir Santos / Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054