18/07/19 | 15:59
Prefeitura realiza ‘Oficina de Formação para os Professores do Bloco Pedagógico’

Prefeitura de Manaus iniciou nesta quinta-feira, 18/7, a “Oficina de Formação para os Professores do Bloco Pedagógico”, que tem como meta melhorar ainda mais os índices de alfabetização. Aproximadamente 2,9 mil educadores devem participar do encontro, que será realizado até esta sexta-feira, 19/7, em 125 unidades de ensino da rede municipal de educação, que atendem 72.065 alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental.

A formação é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Gestão Educacional (Dege) e da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

A ação é realizada pelos assessores pedagógicos das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed, que passaram por uma qualificação realizada por formadores do DDPM, e que agora vão multiplicar seus conhecimentos com os professores que atuam nas escolas do Bloco Pedagógico.

Os professores vão trabalhar assuntos dentro da temática em vários momentos como aprofundamento teórico/metodológico, socialização, discussão/debate, atividades individuais, em grupo e coletivas. Além de compromisso com as aprendizagens e a construção de conhecimentos dos educandos de modo a garantir que, ao longo do ano escolar e do ciclo, se consolide todas as habilidades propostas para o ano. Além disso, os educadores vão participar de rodas de conversa e elaboração de proposta com planejamento e em grupos.

A assessora pedagógica Francilene Farias de Brito, do DDPM, responsável pela formação dos assessores pedagógicos das divisões, e que acompanhou de perto a qualificação, disse que todos precisam participar desse momento para melhorar os índices de alfabetização.

“A importância disso com essa formação busca melhorar ainda os índices do Bloco Pedagógico, que no 1º bimestre tiveram resultados bons, médios e baixos. Todos estão em busca de melhorar ainda mais esse índice. É um conhecimento a mais, onde fizemos na verdade uma revisão de tudo que está sendo trabalhado em uma formação anterior com os assessores”, disse.

Zona Rural
A formação da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, na Escola do Legislativo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), conta com 117 professores de 31 escolas localizadas na zona rodoviária. A chefe da divisão, Edilene Pinheiro, disse que a formação finaliza dia 22 próximo, mas destaca a importância da participação dos educadores.

“A partir do nosso diagnóstico com as nossas escolas que trabalham com Bloco Pedagógico, nós estamos trabalhando a questão dos documentos norteadores para que a gente possa nessa oficina com os professores, colocar em prática a questão do documento norteador e melhorar a leitura e escrita desses alunos“, comentou.

Com aproximadamente 70 alunos do 1º, 2º e 3º anos do Bloco Pedagógico, a professora Rosilda Lima da Silva, da escola municipal Padre Calleri, na BR 174, Km 13, Manaus-Caracaraí, zona rodoviária, já trabalha dentro do programa, mas vai levar consigo mais conhecimento para colocar em prática em sala de aula.

“Acredito que toda formação em forma de oficina é muito útil, porque produzimos materiais que podemos usar em sala de aula, trocamos experiência, enfim, essas formações são muito produtivas e o que mais gosto de participar”, citou.

Zona Norte
Com a participação de 175 professores de 47 escolas municipais da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, a formação foi realizada no polo na escola municipal Heleno Nogueira dos Santos, bairro Terra Nova. A educadora Rosemar de Souza Manetti, da escola municipal Dom Milton, bairro Monte das Oliveiras, ressaltou que todo aprendizado é fundamental, mesmo já atuando no Bloco Pedagógico há algum tempo.

“A troca de informações novas que chegam sempre fazem a gente crescer e ter outro olhar sobre nossa atividade pedagógica. Essa troca com colegas é muito válida, porque amplia nossa visão sobre nosso próprio trabalho. Esses encontros são bons, porque renovam nossas ideias”, concluiu.

Texto – Paulo Rogério / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054