09/12/13 | 9:15
Prefeitura realiza mutirão de cidadania nas zonas Norte e Leste

A prefeitura de Manaus realizou duas grandes ações sociais neste sábado, 07, nas zonas Norte e Leste. A 14ª Ação de Cidadania, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e o 20º Circuito do Trabalho, da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), que juntas movimentaram mais de duas mil pessoas.

Na Escola Municipal Nova Vida, no Mauazinho, o principal serviço oferecido foi encaminhamento para emprego: 250 vagas para auxiliar de produção, pedreiro, servente, almoxarife, estoquista e serviços gerais. Os moradores puderam tirar carteira de trabalho, dar entrada no seguro desemprego além dos atendimentos oferecidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas), de Limpeza Pública (Semulsp), de Saúde (Semsa), Semasdh e outros parceiros como Instituto Embeleze, Natura, Vivo, Ótica Diniz e Manaus Ambiental.

Segundo o diretor do Sine/Manaus, Adonay Sabá, somente este ano, o órgão empregou quase 4 mil pessoas. Um número que deve repetir em 2014. “Nós vamos trabalhar para manter esse número no próximo ano. Tanto que o primeiro Circuito do Trabalho de 2014 já tem data para acontecer. Será no dia 18 de janeiro, na Escola Municipal Professora Isabel do Carmo Ribeiro, no bairro Rio Piorini. O ano ainda nem acabou mas já estamos planejando o próximo pra que possamos ajudar muito mais pessoas a conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, declarou Adonay.

No Centro Municipal de Educação Infantil Professora Santina Campos, bairro Novo Aleixo, zona Norte, a principal procura foi pelo cadastramento no programa Bolsa Família. Essa, que também foi a última Ação de Cidadania do ano, apresentou um balanço positivo das atividades desenvolvidas em 2013.

“O atendimento foi satisfatório e percebemos que mesmo oferecendo o atendimento regular na sede da Semasdh, a procura ainda é grande quando levamos os serviços para os bairros. Tanto, que por determinação da secretária Goreth Garcia Ribeiro, nós vamos ampliar esse atendimento em 2014. As ações devem acontecer a cada 15 dias, sempre atendendo um bairro diferente”, afirmou a subsecretaria da Semasdh, Aninha Nascimento.

Além de inscrição no Bolsa Família e no CadÚnico, foram emitidas carteiras de trabalho e realizados atendimentos jurídicos e sociais, distribuição de mudas frutíferas e ornamentais, aferição de pressão, teste de glicemia, entre outros serviços.

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)